Orientações - Formatura

Confira algumas orientações sobre os procedimentos que são adotados nas formaturas do Campus Muzambinho.

A FORMATURA:

A colação de grau é um ato oficial de conclusão do curso de graduação. Tem caráter oficial, solene, público e obrigatório. A outorga de grau é indispensável e pré-requisito para emissão e registro do diploma.

O acadêmico somente está apto a colar grau se estiver em dia com o cumprimento das disciplinas de seu curso e obrigações acadêmicas de acordo com parecer da Secretaria de Registros Acadêmicos.

ESCOLHA DA EMPRESA:

A escolha da empresa que fornecerá a estrutura para a cerimônia de colação de grau e demais atividades (como a festa, confecção de placas de homenagem, convites e etc) é de responsabilidade dos formandos.

Representantes de todas as turmas que irão se formar deverão se reunir e decidir, em comum acordo, qual empresa será a contratada. Ficando o contrato de prestação de serviço, celebrado entre os alunos e a empresa contratada, isento de qualquer vínculo com o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

A empresa contratada deverá forcenecer, além dos itens escolhidos pelos formandos, a estrutura básica de realização da solenidade especificada pela Assessoria de Comunicação do Campus Muzambinho. A empresa escolhida, em comum acordo pelos alunos, terá exclusividade quanto à cobertura fotográfica da solenidade de colação.

COMISSÃO DE FORMATURA:

Cada turma é responsável pela escolha de seu representante que integrará a Comissão de Formatura. Os nomes e contatos dos integrantes da comissão de formatura e professor devem ser informados à Assessoria de Comunicação.

Cabe à Comissão de Formatura:

• Entrar em contato com a Assessoria de Comunicação para receber orientações referentes aos procedimentos e regras para a Colação de Grau;
  • Realizar encontros com os demais formandos para orientação das informações decididas em reunião;
  • Manter a Assessoria de Comunicação informada quanto às decisões referentes à formatura como: patrono, paraninfo, nomes completos dos formandos e professores, juramentista, orador e homenagens;
  • Respeitar os prazos definidos pela instituição;
  • Se responsabilizar pelo envio das informações de cada formando e/ou turma, em data previamente especificada pela empresa contratada, para a confecção de convites, placas de homenagens e demais materiais gráficos;
  • Oficializar o convite a todos os homenageados;
  • Informar e cobrar a empresa contratada quanto às regras e procedimentos da colação de grau estabelecidas em contrato.
  • E executar demais ações e atividades, decididas entre os alunos e/ou a Assessoria de Comunicação, em tempo hábil.

DIA DA FORMATURA:

• O formando deverá chegar no local do evento com antecedência mínima de 2 horas;
  • Seguir as orientações da Assessoria de Comunicação e da empresa contratada;
  • Orientar seus convidados para que cheguem com antecedência no evento;
  • Participar de todas as formalidades realizadas durante a formatura;
  • Dirigir-se aos membros da equipe de Assessoria de Comunicação ou da empresa contratada, caso tenha algum questionamento;
  • Permanecer até o final do evento para, só então, se dirigir ao local onde serão devolvidas as becas e capelos e será entregue o diploma oficial.
  • O aluno que não permanecer na formatura até a sua conclusão, não estará apto a retirar o diploma que será entregue no final da solenidade.