Diabetes

Alunos do curso Técnico em Enfermagem palestram sobre Diabetes Mellitus na cidade de Areado.

As alunas do III módulo do Curso Técnico em Enfermagem, representados por Elaine Silva, Maria Raquel Cepolini, Rosenilda Aparecida e Silvana Brito realizaram, nesta segunda-feira, dia 9 de junho, a apresentação do Projeto de Conclusão de Curso (PCC) com o tema "Prevenção e tratamento do Diabetes Mellitus”.

Sob a orientação da Professora Flávia Helena Pereira, o projeto foi apresentado através do Programa Saúde da Família Rosário, na cidade de Areado.

O público-alvo envolveu pacientes diabéticos da área de abrangência da unidade de saúde, pessoas não diabéticas (com fatores de risco para desenvolvimento da doença) e também cuidadores e familiares de diabéticos.

Os alunos mostraram ações educativas, salientando a importância do autocuidado relacionado à alimentação, atividade física, cuidados com os pés e monitorização da glicemia capilar.

Ao final da palestra foi fornecido um guia educacional aos presentes, elaborado pelas alunas e pela professora como maneira de orientação aos indivíduos.

Houve grande interação do público com as palestrantes e o momento foi oportuno para o esclarecimento de dúvidas. Segundo a professora Flávia Helena Pereira, a “educação é parte integrante do cuidado com o paciente diabético e as atividades são desafiantes aos pacientes porque envolvem mudanças em seus comportamentos, devendo ser incorporadas ao cotidiano”.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações de Flávia Helena Pereira.

Confira as fotos: