Viagens Técnicas
Qui, 30 de Setembro de 2010 15:28

000

No dia 15/09, os alunos do Curso Técnico em Agroindústria (turma Mai2T) visitaram o Laticínio Argenzio em Casa Branca/SP. Conheceram os processos industriais de fabricação de muçarela com máquina especializada em filar a massa, doce de leite, requeijão, armazenamento de leite, câmaras de maturação de queijos, seção de produção de queijos, pasteurizador de leite UHT, leite em caixinha, onde possui uma enorme máquina que pasteuriza e envasa o leite em caixinhas, embala em caixas com 12 litros de leite tudo em processo automatizado e tratamento de efluentes.

Este laticínio hoje tem uma produção de 200 a 230 mil litros de leite por dia, o qual  é recolhido em mais de 40 cidades da região.

001

No dia 17/09, os alunos do Curso Técnico em Agropecuária (turmas A5Z6, A6Z5, Z5 e Z6) visitaram a Universidade Federal de Lavras - UFLA em comemoração ao Dia do Leite.

Os discentes assistiram palestras relacionadas a respeito de:

- Melhoramento da raça Holandesa para produção de leite; com o palestrante Ricado Bertola Barra, Gerente técnico de leite da Alta Genetics;

- Cooperativa e assistência técnica a rebanhos leiteiros; com o palestrante Junio Fabiano dos Santos, Médico Veterinário responsável pela parte de leite da Cooperativa Castrolanda na cidade de Castro Paraná;

- Manejo e bem-estar animal de vacas leiteiras; com o palestrante Marcelo Simão da Rosa, Pró Reitor de ensino do IFSULDEMINAS.

O Dia do Leite é um evento realizado na cidade de Lavras/MG,  organizado por ex -alunos de escolas técnicas. O local escolhido para este evento é a UFLA - Universidade Federal de Lavras cujo coordenador é o Prof. Marcos Neves Pereira do corpo docente desta Instituição.

Redação: Luiz Eduardo Bueno Bócoli