Viagem Técnica - Ciências Biológicas
Ter, 14 de Setembro de 2010 09:14

IFSULDEMINAS – Muzambinho promove viagem técnica aos alunos da Ciências Biológicas

04A viagem técnica é uma prática educativa dentro dos conteúdos programáticos das disciplinas dos Cursos Técnicos e Superiores do IFSULDEMINAS – Muzambinho, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla de um tema estudado em sala de aula e uma oportunidade de extensão do Campus com instituições públicas e privadas do país.

No dia 11 de setembro de 2010, aconteceu a viagem técnica com os 29 alunos do 3º Período do Curso Superior Ciências Biológicas, para o Instituto Agronômico de Campinas – IAC, Fazenda Santa Elisa, na cidade de Campinas/SP. A Instituição com 120 anos de existência possui aproximadamente 500 projetos em 931 variedades de plantas distribuídos entre os seus 192 pesquisadores. Possui um Quarentenário para receber plantas originárias de outros países. Estas plantas ao entrar no país ficam 40 dias em observação. No Brasil existem apenas dois quarentenários.

06Os alunos foram recebidos pelo pesquisador Dr. Carlos Augusto Calombo, da área de Engenharia Genética do IAC que, gentilmente, ministrou uma aula sobre o assunto, mostrando primeiramente a atuação do IAC e depois, em sala e nos laboratórios demonstrou o caminho percorrido na engenharia até chegar ao melhoramento genético de uma planta. O interessante e providencial para os alunos foi conhecer o trabalho do pesquisador com as plantas pinhão manso e macaúbas como matéria-prima para biocombustível. Os alunos conheceram, em laboratórios, um mapeamento de um DNA de planta e o trabalho desenvolvido em um melhoramento genético.

A viagem foi uma ação da Professora de Biologia, Jaqueline Carlos Funayama do Curso Superior de Ciências Biológica, que atingiu plenamente o objetivo proposto no seu planejamento de aulas.

O IFSULDEMINAS – Muzambinho agradece ao IAC e ao Pesquisador Dr. Carlos Augusto pela recepção e oportunidade de assistir a brilhante aula sobre o melhoramento genético de plantas.

Redação: Carlos Esaú dos Santos (CIEC)