Visita Técnica à Furnas
Ter, 29 de Janeiro de 2013 08:22

09Nove alunos do 2º módulo do curso Técnico em Meio Ambiente, na modalidade presencial, do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, visitaram, no dia 12 de janeiro, a Usina Hidrelétrica de Furnas, no município de São José da Barra (MG), acompanhados pelos professores Evane da Silva e Helaine Barros de Oliveira.

Durante a visita, todos puderam conhecer a história da Usina Hidrelétrica de Furnas, localizada no curso médio do Rio Grande, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. Sua construção começou em julho de 1958. A primeira unidade foi colocada em operação no ano de 1963. O reservatório, um dos maiores do Brasil, com 1.440 km² e 3.500 km de perímetro, banha 34 municípios de Minas Gerais. Os alunos aprenderam também sobre todo processo de transformação de energia da Usina, psicultura com multiplicação de várias espécies de peixe e horto com plantio de mudas em tubetes, em bandejas suspensas.

A Eletrobras Furnas possui Projeto Ambiental Básico (PBA) que prevê a implantação de diversos projetos ambientais que buscam minorar os possíveis impactos decorrentes das atividades da empresa. Todos os programas estão integrados no Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que tem o objetivo de coordenar, acompanhar e contribuir para a plena execução de todas as ações ambientais propostas.

Para o Câmpus Muzambinho surgiram novas ideias de Integração da Política Ambiental local e regional.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações do professor Evane da Silva.