Vestibular 2013
Ter, 25 de Junho de 2013 10:24

19Cerca de 300 alunos estiveram presentes, nesse último domingo, dia 23 de junho, no 2º Vestibular do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho. Os alunos presentes realizaram suas provas em nove salas selecionadas do Prédio Pedagógico H e quatro salas do Prédio Pedagógico do curso de superior de Tecnologia em Cafeicultura. A prova foi realizada no período diurno, das 8h às 12h, e não houveram quaisquer tipos de incidentes durante todo o vestibular.

Ao todo foram ofertadas 308 vagas e candidatos de alguns cursos, cujo número de inscritos foi semelhante ao número de vagas, foram dispensados do exame. Para os candidatos aos cursos de nível superior foram aplicadas questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol), Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia e História. Já as provas para os cursos de nível técnico cobraram conteúdo de Língua Portuguesa e Matemática, além de redação.

Os cursos nos quais foram ofertadas vagas são: Técnicos em Agropecuária Subsequente, Informática Subsequente, Segurança do Trabalho Subsequente, Técnico em Enfermagem, Licenciatura em Ciências Biológicas, curso superior de Tecnologia em Cafeicultura, Licenciatura para Educação Profissional e Tecnológica, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Informática concomitante ao 3º Ano do Ensino Médio e Técnico em Enfermagem no Polo da Rede de Capetinga.

Os dois cursos mais concorridos foram os Superiores de Ciências Biológicas que registrou uma proporção de candidatos por vaga de 11,6 e o Superior de Tecnologia em Cafeicultura que teve 9,4 candidatos por vaga. Aproximadamente 18% dos inscritos não realizaram suas provas e estão automaticamente eliminados do Processo Seletivo.

Entrevistados como Matheus Henrique Silva, 22 anos e Luciana da Silva Gonçalves, também de 22 anos, fizeram a prova para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, e disseram que conseguiram se sair bem, pois a prova abrangeu conteúdo regular do Ensino Médio e assim, quem estudou conseguiu fazer uma boa prova.

O Câmpus Muzambinho recebeu candidatos de toda região, como William Costa da Silva, de 21 anos, residente em Guaxupé, que prestou vestibular para o curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura. Segundo William, ele escolheu esse curso, pois quer se especializar. "Escolhi esse curso porque já trabalho como Técnico Agrícola e quero aperfeiçoar meus conhecimentos".

Segundo o Presidente da COPESE, Carlos Esaú dos Santos, o Instituto ainda se preparou para receber um aluno com deficiência visual, inscrito para a prova do curso de Ciências Biológicas. O candidato recebeu procedimento diferenciado que contou com carteira especial, prova impressa com fonte 33, somando aproximadamente cem páginas, e uma hora e vinte minutos a mais do que o tempo regular, previsto em edital. Também foram garantidas as isenções de taxa de inscrição para os candidatos que comprovaram carência.

Uma equipe do curso Técnico de Enfermagem e outra do setor de Tecnologia da Informação estiveram presentes durante o período de provas dando suporte.

Os resultados finais serão divulgados a partir do dia 11 de julho e as aulas estão previstas para começarem em agosto de 2013.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

Confira as fotos: