Seg, 22 de Abril de 2013 13:06

Inscrições para o 2º Vestibular 2013 do IFSULDEMINAS vão até 6 de junho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) acaba de abrir inscrições para o 2º Vestibular 2013, referente ao segundo semestre letivo. As vagas são para os câmpus Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Poços de Caldas; nos polos de rede em Alterosa, Capetinga e Poço Fundo; e também para a Unidade de Educação Profissional de Três Corações. Os interessados podem optar entre cursos técnicos ou graduação, em diversas áreas.

Distribuição de vagas

Ao todo, são 597 vagas no processo seletivo tradicional (Vestibular). Outas 70 são destinadas ao ingresso pelo Sistema Único de Seleção Unificada – SiSU,para candidatos que fizeram o Enem 2012 (edital a ser lançado em breve). Desse total, 50% são vagas reservadas para ação afirmativa, em atendimento à lei de cotas. Nesse percentual, estão incluídos candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas, que tenham cursado todo o Ensino Fundamental ou Médio em escola pública, ou que possuam renda mensal per capta inferior a um salário mínimo e meio. Além disso, 5% das vagas são reservadas a candidatos com deficiência comprovada em laudo médico recente. Clique aqui e confira a relação de cursos e vagas por unidade.

Inscrições

As inscrições vão de 22 de abril a 6 de junho. Elas podem ser feitas pelo site www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, onde o candidato deve informar o número do CPF e do RG, além de preencher um questionário socioeconômico. Os candidatos que se incluem nas ações afirmativas devem optar pela concorrência neste grupo, ao passaram pelas etapas do processo de inscrição.

O valor da taxa é de R$ 25 para cursos técnicos e de R$ 50 para os superiores. O IFSULDEMINAS também permite aos inscritos escolher uma segunda opção de curso, não podendo ser alterada posteriormente.

Após a inscrição, será gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser impressa e paga em qualquer agência do Banco do Brasil, respeitando-se o horário de funcionamento bancário, dentro do prazo estipulado no documento. A segunda via poderá ser impressa pelo sistema até 6 de junho.

Isenção de taxa

O pedido de isenção de taxa deverá ser solicitado até 3 de maio, em formulário próprio, disponível no Anexo I do edital, juntamente com a relação dos documentos necessários (disponível no item 8 do edital). A lista com o resultado dos pedidos de isenção será publicada no dia 17 de maio, no site www.ifsuldeminas.edu.br. O candidato deverá comprovar nível de escolaridade e renda.

Provas

As provas serão realizadas em 23 de junho, na unidade escolhida pelo inscrito. Para os candidatos aos cursos de nível superior, haverá questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol), Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia e História. Já as provas para os cursos de nível técnico cobram conteúdo de Língua Portuguesa e Matemática, além de redação.

Resultado e início das aulas

O resultado final será divulgado a partir do dia 11 de julho, no site ifsuldeminas.edu.br. As aulas estão previstas para começar em agosto. Acompanhe as etapas nesse mesmo endereço, onde também estão disponíveis o edital do processo seletivo e o edital complementar, que prevê as vagas da Unidade Educacional de Três Corações.

Texto: Assessoria de Comunicação - IFSULDEMINAS.