Estimular o ingresso de jovens do ensino técnico nas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação em agropecuária, este é um dos principais objetivos da primeira Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.
O projeto, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem o apoio dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, será realizado no segundo semestre, em parceria com o setor de agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.
A OBAP contará com aproximadamente 200 equipes, cada uma composta por quatro alunos e um orientador. O projeto é dirigido a estudantes de ensino técnico de nível médio nas modalidade integrado e concomitante da área de agropecuária. A competição terá quatro etapas. As três primeiras virtuais, com avaliações de múltipla escolha, destinadas a avaliar o conhecimento nas áreas de agricultura e zootecnia.
Na quarta etapa, presencial, as 50 melhores equipes terão de apresentar uma inovação tecnológica em agropecuária, referente ao tema proposto para a olimpíada. Para esta última fase, as melhores equipes de cada uma das regiões do país e as cinco que obtiverem melhor pontuação geral nas três fases terão a viagem custeada para realização das provas no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. As etapas serão realizadas entre agosto e outubro de 2011.
Ao final da competição, as 15 melhores equipes receberão medalhas. A vencedora poderá ainda participar da International Earth Science Olympiad (Ieso), competição anual de ciências da terra, que será realizada no próximo ano, no Japão.
As inscrições estão abertas até 1º de julho. INSCREVA-SE AQUI.