9ª Semana da Enfermagem
Qui, 12 de Maio de 2011 10:10

Coral e grupo de teatro fazem apresentação na cerimônia de abertura

08Realizada na noite do dia 10 de maio a abertura da IX Semana da Enfermagem do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. A solenidade reuniu alunos, professores e autoridades no Auditório I, do Prédio Pedagógico (H), e contou com a participação do coral e do grupo de teatro do Instituto. A cerimônia foi iniciada com a composição da mesa e a execução do hino nacional pelos alunos do coral. Em seguida, o pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa, destacou a importância do curso para atender a sociedade e preparar os profissionais. “É muito pouco para um enfermeiro ter somente conhecimento das ciências biológicas, é preciso ter carinho, afeto e respeito ao lidar com o próximo.”

Em seu pronunciamento, o diretor do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, lembrou da época em que o curso Técnico em Enfermagem foi implantado, em 2003, e falou sobre a presença dos estudantes em toda a área de saúde de Muzambinho. “Estamos preparando profissionais para uma sociedade que necessita de humanização e é este anseio que temos atendido.” Também estiveram na abertura a secretária municipal de Educação, Marli Salomão, o diretor Administrativo do campus, Antônio Carlos Guida, a coordenadora geral de Ensino, Sandra Helena Miranda, o coordenador dos cursos noturnos, Hugo Baldan Júnior, o chefe da Seção Integração Escola Comunidade, Fausto Figueiredo Vieira, a coordenadora do Técnico em Enfermagem, Larissa Sales Martins Bachião, e a assistente de coordenação, Adélia Ribeiro Paulino.

28A cerimônia teve continuidade com a apresentação do hino do enfermeiro feita pelo coral. Sob o comando do músico Acácio Donizetti Silva Vieira, os alunos também cantaram diversas músicas. Após o intervalo, o grupo de teatro coordenado pela professora Denise de Souza Prado encenou um jogral sobre a lei Maria da Penha, adaptado do cordel escrito por Tião Simpatia. O final da cerimônia foi marcado pela apresentação do cantor e aluno do curso Técnico em Agropecuária, João Mário Andreazzi Andrade.

A IX Semana da Enfermagem segue até sexta-feira, 13 de maio. De acordo com a professora Larissa Sales, cerca de 90% dos alunos aderiram às atividades. “Convidamos palestrantes que tragam assuntos novos e atualidades que não estão na grade curricular. Esperamos que eles possam aperfeiçoar seus conhecimentos e levar isso para a comunidade”, declarou. Abaixo, veja as fotos da cerimônia de abertura. A programação completa pode ser conferida neste link.