Login



Reitoria no câmpus
Qui, 18 de Abril de 2013 10:14

Encontros em Muzambinho dão continuidade ao ciclo de debates com a comunidade escolar do IFSULDEMINAS

06Realizada, no dia 16 de abril, mais uma etapa da série de encontros “Reitoria no câmpus”. A iniciativa do reitor Sérgio Pedini e dos pró-reitores do IFSULDEMINAS ocorreu desta vez em Muzambinho, no ginásio poliesportivo, onde o diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues recebeu os dirigentes para a reunião com alunos, docentes e técnico-administrativos. O dia foi de intenso debate e esclarecimentos à comunidade escolar sobre as atividades desenvolvidas na Reitoria em conjunto com as unidades do Instituto Federal.

O primeiro encontro, iniciado pouco depois das 7h, foi a oportunidade dos alunos dos cursos técnicos integrados saberem um pouco mais sobre as ações administrativas, políticas e acadêmicas realizadas ao longo do ano de 2012. Um dos temas discutidos envolveu a importância de se criar e manter as representações estudantis, como o grêmio e os diretórios acadêmicos. Em Muzambinho, o grêmio foi criado em novembro de 2012. O presidente, Luiz Henrique Assunção (foto), aluno do Técnico em Agropecuária, se apresentou durante a reunião e explicou que, atualmente, eles estão organizando as demandas dos cursos técnicos. Luiz Carlos acrescentou que, no câmpus, as reuniões periódicas com o Conselho de Alunos são frequentes. Nesses momentos, o corpo discente é ouvido. Os representantes da Reitoria foram colocados à disposição pelo reitor para também participarem dessas reuniões.

O encontro com os docentes ocorreu durante a manhã. Pedini apresentou diversas ações das pró-reitorias e destacou iniciativas que vêm dando bons resultados como o processo de remoção interna de servidores, a partir do qual foram adotados critérios públicos e transparentes para a sua realização; e a normatização de compras, que passou a ser organizada com base em procedimentos comuns a todos os câmpus. Outro ponto enfatizado pelo reitor foi a concessão da DE (dedicação exclusiva) aos docentes. Por meio do uso do banco de créditos dos câmpus novos foi possível encontrar uma maneira de conceder o benefício a quem ainda não era contemplado.

05A ampliação dos investimentos em projetos de extensão do Câmpus Muzambinho foi um dos pontos abordados no debate com os docentes. A coordenadora do curso de Educação Física, Elisângela Silva, apresentou números relativos às atividades desenvolvidas no Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde (CeCAES). Para a professora, deve haver uma nova metodologia para a divisão dos recursos, uma vez que a demanda existente em sua unidade é alta. Somente o curso de Educação Física executa 13 projetos de extensão nos quais 626 pessoas são atendidas. Outros oito projetos externos atingem mais de mil participantes em instituições da cidade.

Presente no encontro em substituição ao pró-reitor Cléber Ávila Barbosa, a diretora de Extensão, Aloísia Hirata, explicou que em 2013 houve redução dos recursos e que a divisão igualitária entre as unidades foi decidida pela Câmera de Extensão. No entanto, Pedini esclareceu que haverá mudança nos orçamentos dos anos seguintes e que 50% dos recursos passarão a ser divididos conforme indicadores de produtividade.

Os professores questionaram ainda a representatividade do câmpus nos órgãos colegiados, uma vez que muitas das decisões e resoluções aprovadas acabam não chegando ao conhecimento de todos. “É preciso deixar mais clara a participação nos órgãos colegiados, os representantes devem, antes de partir para uma decisão, discutir com seus pares as posições a serem tomadas”, afirmou a professora Daniela Gomes Martins Bueno. O pró-reitor de Ensino, Marcelo Rosa, complementou dizendo que o representante “não pode colocar o pensamento dele, mas o pensamento da instituição” ao opinar em assuntos que dizem respeito a toda comunidade escolar.

No período da tarde, os técnico-administrativos tiveram sua oportunidade de esclarecer dúvidas e cobrar ações da Reitoria. O servidor Márcio Pioli destacou o empenho do IFSULDEMINAS em participar das discussões que garantiram mudanças positivas no plano de carreira dos técnicos, durante a greve realizada em 2012. A normativa da categoria também foi tema do debate. Atualmente, se discute os procedimentos para o afastamento de servidores que desejam se capacitar em programas de pós-graduação. Foi colocada a necessidade de discutir outros pontos, como o intercâmbio dos funcionários, assim como já ocorre com os alunos.

O último dia de “Reitoria no câmpus” foi encerrado em uma grande reunião com os estudantes dos cursos noturnos, que lotaram o ginásio poliesportivo. Após ouvirem a apresentação do reitor, os alunos levantaram problemas como o atraso no recebimento dos valores do auxílio estudantil. Marcelo Rosa e o diretor Luiz Carlos explicaram que existem vários procedimentos a serem cumpridos e que, por isso, pode haver atraso no envio dos valores por parte do Ministério do Planejamento. Qualquer informação incorreta na documentação, por exemplo, provoca a demora no envio do auxílio.

14Aluna da Educação Física, Letícia Sposito questionou a falta de normas para um programa de monitoria no IFSULDEMINAS. Já os alunos do Técnico em Enfermagem levantaram a questão da falta de oportunidades para estágio. Em relação ao primeiro tópico, o pró-reitor de Ensino informou que a resolução que trata da monitoria está em vias de ser aprovada. O tema será discutido na próxima reunião do Conselho Superior, a ser realizada no dia 29 de abril. Já as soluções para o problema do estágio foram apresentadas pelo diretor Luiz Carlos. Ele explicou que estão sendo firmados convênios com hospitais de Alfenas e Muzambinho e que os alunos conseguirão cumprir as horas até o mês de agosto, quando ocorrerá a formatura.

Os dirigentes também se comprometeram a resolver as pendências ligadas à carteirinha de estudante, que ainda não foram entregues aos alunos, e a avaliar a situação da cantina do Câmpus Muzambinho. Os estudantes solicitaram mais opções de lanches e preços mais em conta. Luiz Carlos explicou que o espaço foi cedido por meio de licitação, mas que buscará formas de exigir melhorias no serviço.

As reuniões realizadas em Muzambinho deram continuidade ao ciclo iniciado em março, no Câmpus Machado. Novos encontros deverão ser realizados no segundo semestre ou em momentos em que a comunidade escolar solicite a presença dos reitores e pró-reitores. Além de Pedini, Marcelo Rosa e Aloísia, estiveram também em Muzambinho os pró-reitores Marcelo Bregagnoli, José Jorge Guimarães Garcia e Mauro Alberti Filho.

Texto: Joarle Magalhães

Fotos: Luiz Fernando Bócoli

Confira as fotos: