Aquicultura – Piscicultura
Qua, 20 de Fevereiro de 2013 08:27

Câmpus Muzambinho recebe doação de alevinos para o setor de piscicultura

O IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho iniciou, no dia 07 de fevereiro, mais uma etapa dando continuidade ao projeto de pesquisa que envolve o setor de piscicultura, sob a direção do professor MSc. Marcelo Antônio Morais, com auxílio da técnica em agropecuária, Mara Quintiliano e dos alunos Filippe Carneiro Lopes, Edson Fernando dos Anjos e Carlos Júnio. Desde então, serão desenvolvidos vários projetos de pesquisa com apoio de Sônia Marina Alves (Técnica em Meio Ambiente e discente do curso superior de Ciências Biológicas) e Talita Amparo Tranches (discente do curso Técnico em Meio Ambiente a distância e estagiária no Laboratório de Bromatologia e Água), esta ajudará nas análises bromatológicas. Nesta nova fase, a empresa Grupo Águas Claras - Vida e Alimento do Dr. Thiago Colpani, médico veterinário, irmão do ex-aluno Martinho Colpani que fez o curso Técnico em Agropecuária, doou 4 milheiros de alevinos de Tilápias Gift nas malhas 3 mm, 5 mm e 7 mm.

A piscicultura é considerada uma atividade de agricultura familiar, apresentando sustentabilidade econômica, social e ambiental. O curso superior de Engenharia Agronômica já possui em sua grade curricular, a disciplina de piscicultura e futuramente também fará parte da grade curricular do curso Técnico em Agropecuária. A necessidade de iniciar mais esta atividade no Câmpus, que, além de formar alunos qualificados e capazes de atuar ativamente no processo desta atividade, oferecerá mais uma alternativa de alimento dentro do refeitório, diversificando ainda mais seu cardápio com um alimento altamente saudável. Futuramente o produto será vendido na Instituição pela Cooperativa-Escola (Posto de Venda).

Texto: Comunicação - IFSULDEMINAS com informações do professor Marcelo Antônio Morais

Fotos: