Centro Acadêmico
Qua, 19 de Dezembro de 2012 16:13

Coordenador Geral do Centro Acadêmico dos alunos de Engenharia Agronômica do Câmpus Muzambinho “Romeu Afonso de Souza Kiihl”, o discente Flávio de Carvalho Costa, tomou posse na noite desta terça-feira, 18/12

O Centro Acadêmico é uma entidade estudantil que representa os estudantes de um curso de nível superior, podendo representar estudantes de diversos cursos de uma mesma Instituição. Suas funções são diversas. Algumas delas são: a organização de atividades acadêmicas extracurriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a Instituição; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros. São formados a partir da associação de estudantes, o que faz com que possam ser classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis.

A relação que o Centro Acadêmico estabelece com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta, sendo este parte desta estrutura, ou de forma independente, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional.

A Chapa União, vencedora no processo eleitoral, é composta pelos seguintes membros: Flávio Carvalho Costa (Coordenador Geral), Flávia Magalhães Figueiredo e Castro (Coordenadora de Administração), Raquel Vilela M. Miranda (Coordenadora de Comunicação e Política), Gustavo Nogueira Paes (Coordenador de Cultura, Esporte e Eventos), Thiago Cardoso de Oliveira (Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão), Thales Eugênio de Brito (Coordenador de Finanças) e Otávio José da Silva Morais (Coordenador de Assistência Estudantil)

A solenidade de posse foi presidida pelo diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues que esteve acompanhado a mesa de honra pelas seguintes autoridades: o pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, Prof. Marcelo Simão da Rosa; o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Prof. Paulo Roberto Ceccon; a representante do prefeito municipal, secretária de Educação de Muzambinho, Marli Salomão; o representante do poder legislativo de Muzambinho, vereador Otávio Luciano Camargo Sales de Magalhães; o prefeito eleito de Muzambinho, Ivan Antônio de Freitas; o coordenador do Curso de Engenharia Agronômica, Prof. José Sérgio de Araújo; o Coordenador Geral do Centro Acadêmico dos Alunos de Engenharia Agronômica “Romeu Afonso de Souza Kiihl”, aluno Flávio de Carvalho Costa; o homenageado especial, Dr. Romeu Afonso de Souza Kiihl e o presidente da Comissão eleitoral que realizou o pleito que definiu a chapa vencedora, aluno Daniel Nogueira Pereira.

Após a composição da mesa de honra, o Hino Nacional foi solado pelo violeiro Diogo Sandy.

Em seu discurso, Flávio de Carvalho Costa destacou a evolução do ensino superior e a contribuição dos alunos na história política e educacional do Brasil. Como ações iniciais do Centro Acadêmico, sublinhou o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, esporte, lazer e palestras. Na sequência, entregou a homenagem ao Dr. Romeu Afonso de Souza Kiihl que foi escolhido dentre inúmeros profissionais da Engenharia Agronômica do país para representar o Centro Acadêmico.

Intitulado como “o pai da soja”, Romeu Kiihl falou da satisfação em receber a homenagem e contou um pouco da sua história que coincide com a história da soja no Brasil. Segundo ele, em 1965, a produção anual de soja no país não chegava a 500.000 toneladas, mas com o avanço tecnológico, científico, genético e de técnicas de cultivo, o crescimento foi expressivo, possibilitando ao Brasil produzir atualmente cerca de 80 milhões de toneladas. Enalteceu o trabalho em equipe e incentivou os alunos a dedicarem-se nos estudos para que o profissional em Engenharia Agronômica do Brasil continue conquistando o seu espaço no mercado internacional. “A nossa imagem de estudantes brasileiros nas universidades americanas, na minha área, é muito boa”, relata.

Para o pró-reitor Marcelo Simão da Rosa, são muitas as responsabilidades de um Centro Acadêmico. Em seu pronunciamento sublinhou que as atividades devem ser voltadas ao melhoramento da qualidade de ensino para que a instituição possa cumprir a sua missão: formar cidadão crítico, competente, criativo e humanista.

Após agradecer a presença das autoridades, o diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues parabenizou o aluno Flávio de Carvalho pelo desafio de presidir o Centro Acadêmico. Em seu discurso, ressaltou o quão edificante é a participação dos alunos e da comunidade na gestão do câmpus e ao dirigir-se aos futuros engenheiros agrônomos acrescentou que além de ensino, pesquisa e extensão é necessário exercitar a produção, pois é na prática que toda a teoria vem a prova e é por meio deste conhecimento que os produtores e a sociedade podem ser beneficiados. “O Ensino, através do processo de produção, se torna um dos fatores importantíssimos na formação do engenheiro agrônomo”. Finalizou colocando-se a disposição para desenvolver trabalhos em parceria com o corpo discente.

Ao término da solenidade foi servido um coquetel aos participantes.

Texto: Fernando Dias
Fotos: Luiz Fernando Bócoli