Congresso de Fruticultura
Seg, 26 de Novembro de 2012 11:42

Pesquisas desenvolvidas no Instituto Federal são apresentadas no Rio Grande do Sul

Entre 22 e 26 de outubro, estudantes, servidores e docentes do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho estiveram em Bento Gonçalves (RS) para participar do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, o principal fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da área. Desde a primeira edição, em 1971, o evento conta com a participação de instituições de ensino, pesquisa e extensão, órgãos governamentais, produtores, empresários, fabricantes e comerciantes de máquinas, implementos e insumos agrícolas e demais atores relacionados a essa cadeia produtiva.

O grupo do Instituto Federal foi representado pelo professor Paulo Sérgio Souza, pelo servidor Gentil Luís Miguel Filho, pelos alunos de graduação em Engenharia Agronômica Estevan Teodoro Santana Penha, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido e Danilo Elias de Lima Silva, além dos alunos de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas Paula Cristina Carvalho Lima, Mateus Donizetti Oliveira de Assis e Silmara da Silva Borges.

Seis pôsteres e três apresentações orais de trabalhos científicos, realizados com o apoio do Câmpus Muzambinho e Fapemig, foram incluídas no congresso. Na modalidade de apresentações orais, o professor Paulo Sérgio apresentou o trabalho “Avaliação de Cultivares de Uva Vitis labrusca nas condições de Lavras-MG, Safra 2011/2012”. Já o graduando da Ciências Biológicas, Mateus Donizetti, apresentou os trabalhos “Avaliação Química e Aceitabilidade Sensorial de Geleias de Duas Cultivares de Uva” e “Qualidade Sensorial de Mamão 'Formosa' Minimamente Processado e Armazenado a 4°C e 8°C”.

Na modalidade de pôster, três bolsistas da Fapemig levaram suas pesquisas para a exposição de painéis. Estevan Penha apresentou os trabalhos “Estudo de Cinco Cultivares de Maracujá Azedo na Região Cafeeira do Sul de Minas Gerais” e “Propagação de Jabuticabeira (Plinia sp.) por Alporquia”.Lucas Eduardo apresentou os trabalhos “Desempenho Inicial de Cultivares de Videira para Suco nas condições do Sudoeste de Minas Gerais” e “Avaliação de Cultivares de Videira no segundo ano de Desenvolvimento no município de Muzambinho – MG”. Paula Lima apresentou os trabalhos “Efeito da Embalagem e Corte na Manutenção da Qualidade Química de Mamão 'Formosa' Minimamente Processado a 4°C” e “Caracterização Química de Acerola Malpighia emarginata D.C.”.

A edição de 2012 contou com cerca de 2.000 participantes do país e do exterior e permitiu a exposição de 1.552 trabalhos técnico-científicos, dos quais 160 foram direcionados para apresentação oral e os demais na forma de pôster. Na programação do evento, constaram conferências, painéis, apresentação de trabalhos em seções orais e na forma de pôster, visitas técnicas e atividades culturais, além da feira tecnológica, na qual foram expostos produtos, máquinas e equipamentos destinados à fruticultura.

Para Paula Lima, uma das integrantes da comitiva do IFSULDEMINAS, o congresso foi uma oportunidade de proporcionar a exposição de resultados de projetos realizados na instituição. “Considero o evento significativo não apenas para o desenvolvimento profissional de seus alunos ou expansão de conhecimentos, mas também para o crescimento efetivo do próprio Instituto na área de pesquisa científica, uma vez que esse tipo de atividade é bastante recente e necessita de expansão para que cada vez mais possamos conseguir destaque no meio científico”, declarou.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações da professora Paula Lima