Formatura em Juiz de Fora
Seg, 11 de Abril de 2011 12:37

Turma de Educação a Distância do Técnico em Informática cola grau

28Mais uma turma de alunos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, da modalidade Educação a Distância (EAD), acaba de concluir, com êxito, o curso Técnico em Informática. Os oito formandos colaram grau no sábado, 9 de abril, na cidade de Juiz de Fora, onde o Instituto possui um polo de rede. A solenidade, que começou por volta de 19h30, foi aberta pelo diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues. Entre as autoridades convidadas para compor a mesa de honra, estavam a coordenadora do curso e do CEAD de Muzambinho, Rosângela de Assis Lopes Rodrigues, o patrono da turma, Marcos Celso Rodrigues, e a coordenadora-geral de Recursos Humanos, Maria Inês Oliveira da Silva.

Realizada no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, a cerimônia foi marcada pela emoção de alguns formandos, como Mariza Dias, que prestou o juramento, acompanhada dos colegas. Aos 66 anos, ela é a aluna mais velha da turma. “Para mim, nessa idade, é uma grande conquista. O período de estudo foi muito difícil, mas contei com a ajuda da turma, do professor Osmar (de Souza Magalhães, paraninfo), que deu muita força pra gente. Se não fosse isso, não chegaria aqui”, declarou.

Outra formanda, Maristela da Silva Oliveira, 50 anos, contou que a oportunidade de estudar informática foi completamente inesperada. “Não esperava essa oportunidade que apareceu, por isso essa sensação de formar é quase indescritível. No começo, achei até que não ia conseguir, mas a turma, os tutores e a Rosângela estavam sempre incentivando. Tenho muito que agradecer a Deus, a Muzambinho e a essa turma maravilhosa, que eu chamo de família.”

O sentimento de vitória compartilhado pelos alunos foi um pontos abordados no discurso da oradora Sheila Rakauskas Pereira da Costa. Ela lembrou da trajetória feita ao longo de dois anos e destacou que, graças ao apoio dos professores, coordenadores e tutores e à união dos alunos, foi possível concluir o curso Técnico em Informática. “Peço a todos os formandos que se orgulhem da nossa conquista, pois estamos preparados para enfrentar os desafios que virão”, completou.

17O discurso do paraninfo, Osmar Magalhães, que não pôde comparecer, foi lido pelo professor Marcos Celso. Em seguida, a palavra foi concedida ao diretor-geral do Campus Muzambinho. Luiz Carlos agradeceu a parceria feita com a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, o que tornou possível a criação do polo de EAD. Destacou também o trabalho de toda a equipe envolvida na realização do curso e na formação dos alunos.

As homenagens às tutoras presenciais, Carla Oliveira e Franciane Santos, ao funcionário Paulo Vicente da Silva, e à formanda Sheila Costa foram feitas na sequência. A cerimônia contou também com a presença da professora Márcia Amaral, representando a secretária de Educação de Juiz de Fora; da diretora do Caic Núbia Pereira Magalhães Gomes (escola onde funciona o polo de rede), Maria Aparecida Ferreira; da vice-diretora, Alessandra da Silva Soares; e da coordenadora do polo, Kátia Aparecida Campos.

O encerramento da colação de grau aconteceu por volta de 21h, logo após o agradecimento especial a Deus, à família e aos mestres feito pelos formandos.

Galeria de Imagens:

/2011/04/Formatura_Juiz_de_Fora{/gallery}