Formatura - Boa Esperança
Ter, 05 de Abril de 2011 12:09

Realizada na noite do último sábado, 2 de abril, a formatura dos cursos de educação a distância do Polo de Rede da cidade de Boa Esperança. A cerimônia aconteceu no Colégio Padre Júlio Maria, onde os 27 formandos dos cursos Técnico em Cafeicultura e Técnico em Informática colaram grau. A solenidade foi presidida pelo diretor geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, e contou com a presença do pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa, e do procurador-geral de Boa Esperança, Deivisson Resende Monteiro, que representou o prefeito Jair Alves de Oliveira.

Após a composição da mesa, da tribuna de honra e da entrada dos formandos, os trabalhos foram abertos com a execução do hino nacional. O formando Eugênio Eduardo Figueiredo foi convidado a prestar o juramento, acompanhado pelos colegas. Em seguida, de pé e com o braço direito estendido, Luiz Carlos concedeu o grau de técnico em cafeicultura e técnico em informática aos alunos. O paraninfo Ricardo José de Araújo e o patrono Márcio Maltarolli Quida fizeram a entrega dos diplomas para os formandos em Cafeicultura. Na sequência, foi a vez dos técnicos em informática receberem o diploma do professor Ricardo Araújo e da patrona Rosângela de Assis Lopes Rodrigues.

23Oradora do Técnico em Cafeicultura, a formanda Érica da Silva Bernardes fez um discurso de agradecimento aos pais, aos amigos e colegas. Também destacou a participação dos professores no cumprimento de todas as atividades do curso. “Ao fim desta longa caminhada, paramos para dizer obrigado pela compreensão e pelo estímulo nas horas de desânimo”, declarou. Ana Luísa Caetano, oradora da turma do Técnico em Informática, falou sobre as dificuldades encontradas no decorrer dos estudos e sobre o significado de vitória atribuído à formatura. “Acabamos de vencer uma batalha entre as muitas com as quais vamos nos deparar.”

Em seu discurso, o paraninfo Ricardo José de Araújo lembrou da implantação dos cursos em Boa Esperança, processo que aconteceu há mais de dois anos, e destacou a importância de oferecer ensino público de qualidade na cidade. “Graças a muitas pessoas que acreditaram nesse sonho, hoje estamos aqui colhendo os frutos”, afirmou. O pró-reitor Marcelo Simão da Rosa também citou a importância da parceria da prefeitura com o IFSULDEMINAS. Falou ainda sobre a produção de café no Sul de Minas e no Brasil, e do atual momento, em que o preço da saca está em alta. Além disso, destacou a necessidade de técnicos em informática no mercado, uma vez que o setor atende demandas em diversas empresas e áreas do conhecimento. “Não há desemprego para aquele que é um bom profissional”.

Representando o prefeito Jair Alves de Oliveira, o procurador-geral do município, Deivisson Resende Monteiro, parabenizou os formandos e afirmou que o sucesso da parceria aconteceu graças aos alunos que “acreditaram no projeto, romperam o preconceito de estudar a distância e souberam compreender que essa é a tendência mundial do futuro da educação”. A sequência de discursos foi finalizada pelo diretor Luiz Carlos Rodrigues. Ele lembrou do trabalho desenvolvido pelo professores e funcionários do CEAD de Muzambinho, que se envolveram na busca pela qualidade do ensino a distância, e destacou o serviço prestado pelos tutores presenciais, sempre empenhados em manter a motivação dos alunos.

Os formandos ainda prestaram homenagens aos professores e patronos das turmas, que receberam placas de agradecimento. O encerramento oficial dos trabalhos foi feito logo em seguida pelo diretor Luiz Carlos Rodrigues.

Confira a galeria de imagens:

Â