Educação Ambiental
Ter, 25 de Junho de 2013 13:14

Alunos do 6° período de Ciências Biológicas desenvolvem projetos de Educação Ambiental

12Alunos do 6° período do curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho desenvolvem projetos de Educação Ambiental em Hortas Ecológicas e trabalhando com Tinta Ecológica.

Os projetos foram desenvolvidos com a supervisão da Prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, em sua disciplina de Educação Ambiental, que justifica a ação pois, segundo a professora “vivemos uma crise ambiental de escala global, onde a exploração inadequada dos recursos naturais, demandada por hábitos predatórios de consumo, está comprometendo a existência da espécie humana. Trata-se de uma crise profunda e complexa, uma crise civilizatória, na qual a degradação ambiental é consequência da degradação de valores éticos, culturais, políticos que afligem e permeiam as sociedades”.

Ainda segundo Daniela, “romper com estes processos de degradação e estabelecer novos paradigmas em busca da sustentabilidade e manutenção das formas de vida é o grande desafio. Nesse sentido, a contribuição da Educação Ambiental (EA) é valiosa e fundamental, considerando seu caráter potencialmente crítico e transformador”.

O primeiro projeto refere-se à reutilização de materiais aplicando-os em Hortas Ecológicas. Os alunos envolvidos nesse projeto foram: Cássia Bachião, Jéssica Batista, Marisa Barbieri, Roniel Avila, Tatyane Correa, Tamyres Martins e Silvia Carvalho.

O projeto em questão foi desenvolvido na Escola Centro Educacional Nova Resende LTDA, com crianças de Ensino Fundamental I, no período de maio a junho, e visou demonstrar a importância de construções de hortas suspensas com garrafas Pet para que haja a conscientizações das crianças, despertando o interesse e o reconhecimento em relação ao Meio Ambiente.

Outro projeto trabalhado pelos alunos foi a produção de uma tinta ecológica em oficinas realizadas com alunos da APAE de Muzambinho – MG. Os alunos envolvidos nesse projeto foram: Amanda Goulart, Andrea de Carvalho Carnevali, Camila Mariana Silva da Mata, Debora Valim da Silva, Eveliny Pereira Reis, Marcelo Carlos Pereira e Matheus Castro Sá.

Esse projeto consistiu em resgatar técnicas antigas ao utilizar matérias-primas naturais, de fácil acesso, com baixo valor econômico e ambientalmente corretas. Segundo a professora Daniela, essa tinta pode ser utilizada na pintura de telas e paredes em geral e incentivar maneiras de inclusão.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

Confira as fotos: