Idiomas a distância
Ter, 20 de Maio de 2014 16:19

Lançado pela Rede Federal programa e-Tec Idiomas sem Fronteiras

Democratizar o acesso a cursos de idiomas gratuitos e de qualidade reconhecida. Esta é a proposta do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras, lançado nacionalmente na quinta-feira, 15 de maio, em Pelotas (RS). A iniciativa pertence ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

O Programa ofertará a estudantes e servidores da Rede Federal de Educação Profissional cursos de Inglês, Espanhol e, também, de Português para Estrangeiros, na modalidade a distância. As aulas iniciarão em agosto, em todo o Brasil. Os cursos terão três módulos, cada um com 200 horas.

Durante o lançamento, o reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Marcelo Bender – representando o Conif no evento – destacou a importância do ensino de outros idiomas nas instituições da Rede Federal. Ele chamou a atenção para o fato de que o desconhecimento de línguas tem sido causa de impedimento para que muitas pessoas sejam beneficiadas por programas de mobilidade, como o Ciência sem Fronteiras.

A titular da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assint) do IFSul, que está na coordenação nacional do Programa e-Tec Idiomas, Lia Pachalski, salientou que será possível, por meio desta iniciativa, oferecer um ensino de idiomas de qualidade e acessível a todos. Para Lia, os cursos aumentarão as possibilidades de intercâmbios internacionais e serão diferenciais que os estudantes terão para o ingresso no mercado de trabalho.

Além de terem o conhecimento do idioma, os participantes receberão certificação. Algo que a professora de Português e Espanhol, Ana Regene Varela, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), considera essencial. Ela acredita que muitos alunos perdem oportunidades porque lhes faltam o conhecimento ou o meio de comprovar oficialmente que têm domínio de uma língua estrangeira. “Muitos sabem a língua, mas não têm o certificado para participar de um programa quando o mesmo lhes é exigido”, avalia.

Treinamento – Até sábado, 17 de maio, representantes de institutos federais de todo o Brasil permanecerão em Pelotas, em capacitação para trabalhar com as ferramentas do programa. O treinamento, dividido em três etapas, está sendo repassado por servidores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), já que foi o Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional (NPTE) do instituto que desenvolveu os elementos necessários para a realização dos cursos, tais como o ambiente virtual de aprendizagem e o material didático.

Agora, participam os coordenadores dos institutos federais que vão atuar nos cursos de Espanhol. No final deste mês, a capacitação será no curso de Inglês, e, em junho, no de Português para Estrangeiros.

e-Tec Idiomas – O Programa foi desenvolvido pelo IFSul, com a efetiva colaboração dos institutos federais do Ceará (IFCE) e do Rio Grande do Norte (IFRN), que elaboraram os conteúdos de Inglês e Espanhol. O IFSul ficou responsável pela criação dos conteúdos de Português para Estrangeiros.

O e-Tec Idiomas sem Fronteiras é inédito para a Rede e visa a oferecer cursos de idiomas, capacitando estudantes e servidores para o programa Ciência sem Fronteiras e demais projetos de mobilidade internacional, sendo uma ferramenta importante para o processo de internacionalização e cooperação internacional.

Na modalidade a distância, busca atender, de forma qualificada, uma demanda significativa no meio da Educação Profissional. Também é destinado a trabalhadores que atuam na área de serviço e enfrentam, no dia a dia, dificuldades na comunicação com visitantes ou comerciantes estrangeiros.

Texto: Assessoria de Comunicação/ Conif
Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Professora do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho participou do evento em Pelotas

Na ocasião, o IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho foi representado pela professora de espanhol, Josiane Pereira Fonseca Chináglia. A professora participou ainda da capacitação de coordenadores do Programa e-Tec Idiomas sem Fronteiras.

josi espanhol