Abertura Jornada Científica
Qua, 17 de Outubro de 2012 13:25

IFSULDEMINAS inicia 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-graduação

21O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) iniciou oficialmente, na manhã de terça-feira, 16 de outubro, sua 4ª Jornada Científica e Tecnológica e seu 1º Simpósio de Pós-graduação. A cerimônia de abertura reuniu cerca de 400 pessoas no ginásio poliesportivo do Campus Muzambinho. “Apesar de ser a primeira edição realizada neste campus, podemos considerar o evento grandioso. Essa edição da Jornada conta com 36 instituições, 670 participantes e 183 trabalhos publicados, dos quais 23 serão apresentados de forma oral”, afirmou o presidente da comissão organizadora e líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NIPE) do Campus Muzambinho, Felipe Campos Figueiredo.

Para esta 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-graduação, uma extensa programação foi preparada especialmente para que os alunos do IFSULDEMINAS possam apresentar os trabalhos e pesquisas que estão sendo desenvolvidos com os docentes de cursos técnicos e superiores. “Apesar de incipiente, a pesquisa na nossa instituição vem sendo conduzida de modo intenso. Basta olharmos o crescimento no número de bolsas de iniciação científica nos últimos dois anos, que chega a quase 1200%”, comentou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Bregagnoli.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o reitor do IFSULDEMINAS, Sérgio Pedini; o diretor-geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues; o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Josué Lopes; e o diretor de Pesquisa e Inovação, Eder Sacconi. “Sediar um evento como esse é importante para que a instituição adquira, de uma maneira prática, a cultura daquilo que estamos realizando. Nesse caso, a cultura da pesquisa. Como uma instituição nova, estamos mostrando a nossa cara e é através desses eventos que podemos apresentar tudo aquilo que estamos fazendo”, declarou o diretor-geral, Luiz Carlos Machado.

Para o reitor Sérgio Pedini, a realização da 4ª Jornada Científica e Tecnológica é também um caminho para que o IFSULDEMINAS busque a sua identidade. “Temos que trabalhar ensino, pesquisa e extensão juntos. Não vamos encontrar soluções teóricas que nos digam como fazer isso, mas, sim, promovendo eventos com essa profundidade, a participação e a integração entre as 36 instituições inscritas. Estamos procurando a identidade de nossa instituição e a presença dos alunos neste evento ajuda a construir o nosso Instituto Federal”, afirmou.

Com o objetivo de ampliar a participação dos estudantes das diferentes áreas do conhecimento, a comissão científica estabeleceu diferentes eixos temáticos, que reuniram trabalhos de agropecuária; engenharia civil; saúde; ambiente e segurança; geomática; meio ambiente; educação e educação física; tecnologia da informação; ciência e tecnologia de alimentos; administração; gestão e negócios; produção cultural, design e lazer. Essa diversidade de temas conta como um ponto positivo no sentido de identificar as necessidades da região. “Trabalhamos muito com a pesquisa aplicada e, nesse tipo de evento, podemos demonstrar que estamos afinados com as demandas locais”, comentou o pró-reitor Marcelo Bregagnoli.

24Ao longo de três dias, uma extensa programação de atividades científicas ocorre nos períodos da manhã, tarde e noite. Na abertura, o professor titular da Universidade Federal de Lavras e membro do Conselho Curador da Fapemig, Magno Antônio Patto Ramalho, ministrou a palestra “A iniciação científica na qualificação profissional”. No primeiro dia do evento, apresentações orais de trabalhos e exposição de pôsteres também foram realizadas.

Paralelamente, uma programação cultural dá oportunidade para que os alunos dos cursos técnicos e superiores do Campus Muzambinho possam mostrar seus talentos. Na cerimônia de abertura, o coral regido pelo músico Acácio Vieira se apresentou. No horário do almoço, foi a vez da Orquestra de Violões, liderada pelo professor Renato Brasil. À noite, durante o coquetel do evento, a banda de rock "Paralela", formado pelos alunos do campus, fez a sua apresentação.

A 4ª Jornada Científica e Tecnológica e o 1º Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS é uma realização da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, por meio do NIPE, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A programação completa dos eventos pode ser conferida neste link.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS