Aventura na natureza
Qua, 18 de Maio de 2011 12:55

CeCAES oferece curso “Atividade Física de Aventura na Natureza” para alunos da Ciências Biológicas

42Realizado no dia 15 de maio, no CeCAES, o curso de técnicas verticais para os alunos da Ciências Biológicas. A aula foi ministrada pelo professor Thales Teixeira Bianchi, que contou com o auxílio dos alunos da Educação Física Pedro Carvalho, Natalia Maciel e Rodrigo Rodrigues. Foram abordados os procedimentos de segurança utilizados na “Atividade Física de Aventura na Natureza”.

Os alunos aprenderam como fazer a ascensão em corda, a escalada, tirolesa, falsa baiana e o rapel. O objetivo é mostrar a importância das técnicas verticais, abrindo possibilidades de prestação de serviços na área ambiental para os alunos das Ciências Biológicas. Hoje em dia, os biólogos utilizam as técnicas verticais para resgate de fauna, coleta de sementes ou material botânico fértil, estudos de comportamento, monitoramento de ninhos de animais e estudo e monitoramento da artropodofauna associada a espécies arbóreas.

De acordo com Thales Bianchi, há uma demanda crescente por profissionais ligados à área ambiental, capacitados para desempenhar trabalhos relacionados à copa de árvores. Com a utilização das técnicas existentes, a coleta se torna mais segura, pois, além da utilização de equipamentos específicos, padrões de certificação que seguem normas rigorosas são adotados com o objetivo de garantir aos trabalhadores suspensos na copa de uma árvore a máxima segurança com risco controlado.

O curso foi divido em três módulos a fim de possibilitar aos alunos a vivência teórica e pratica das técnicas verticais.