Escola de canoagem
Seg, 06 de Agosto de 2012 08:59

IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho abre inscrições para aulas de canoagem

canoagem slalomO IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho abre, a partir da segunda-feira, 6 de agosto, as inscrições para a Escola de Iniciação à Canoagem. A iniciativa faz parte de um projeto de extensão do curso de Educação Física, que tem o apoio da Confederação Brasileira de Canoagem. O programa visa ao ensino da modalidade para crianças e adolescentes, com o objetivo de descobrir talentos para a prática do esporte no Brasil. Poderão participar das aulas alunos com idade entre 10 e 14 anos, matriculados em alguma instituição de ensino.

Os interessados devem se dirigir ao Laboratório de Esportes de Aventura, localizado no Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde (CeCAES), no bairro Canaã. As inscrições serão recebidas até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h. É preciso apresentar o documento de identidade (RG ou Certidão de Nascimento) da criança ou adolescente e do responsável, além de deixar o telefone de contato.

As aulas serão ministradas na piscina do CeCAES e nas instalações da unidade três vezes por semana, em dias alternados, entre segunda-feira e sábado. Cada aula terá duração de 90 minutos. Os alunos passarão por uma avaliação física antes de iniciarem as atividades, que serão ministradas pelos professores Thales Teixeira Bianchi e Pedro de Sousa Carvalho, além dos bolsistas do projeto. Para participar, as crianças e adolescentes usarão equipamentos de segurança e receberão lições de natação.

A Escola de Iniciação integra o projeto do Núcleo de Canoagem, que está em fase de implementação no Campus Muzambinho. O programa recebe o suporte técnico e científico da Confederação Brasileira de Canoagem.

De acordo com Thales Bianchi, duas modalidades de canoagem serão ensinadas nas aulas: velocidade e slalom. A primeira é praticada em rios ou lagos de águas calmas, já a segunda o atleta rema através um percurso em corredeira. Há competições das duas nos Jogos Olímpicos.

Nas aulas, serão usados equipamentos como caiaques, remos e coletes salva-vidas, já adquiridos pelo Instituto Federal. O início dos encontros é previsto para o dia 2 de setembro. Outras informações no Laboratório de Esportes de Aventura ou com o professor Thales pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS