Vestibular 2014
Seg, 07 de Outubro de 2013 11:58

PASSOS NEWS

Instituto Federal Sul de Minas lança edital com 2.019 vagas para ingresso em 2014.

A partir do dia 7 de outubro (segunda-feira), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) começa a receber inscrições para o Vestibular do primeiro semestre de 2014. O processo seletivo oferece vagas em diferentes modalidades de cursos técnicos e da graduação. Clique aqui e confira o quadro de vagas. As oportunidades são para os câmpus Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e também para a Unidade de Educação Profissional (UEP) de Três Corações e para os polos de rede em Capetinga e Guaxupé.

Como se inscrever

Para participar do processo seletivo, os interessados devem acessar o site www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular e, após a leitura do Edital, preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, escolher o curso e o local de oferta, no menu “Inscrição”. Os candidatos podem, ainda, se inscrever para uma segunda opção de curso.

Concluído o processo, será gerado o boleto com a taxa de inscrição (Guia de Recolhimento da União), que é de R$ 25 para cursos técnicos e R$ 50 para cursos superiores. O pagamento deve ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil. O prazo máximo de quitação é 8 de novembro. A isenção da taxa pode ser solicitada entre 7 e 18 de outubro pelos candidatos que atenderem aos requisitos do edital.

Para os cursos técnicos em Alimentos e em Edificações, na modalidade PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), a inscrição é gratuita e o processo seletivo será realizado por meio de sorteio público.

Vagas

No total, são oferecidas 2.019 vagas. Metade delas são destinadas a pessoas que atenderem aos requisitos da política de ações afirmativas. Conforme o edital, se enquadram nesse perfil: candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; candidatos com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, independentemente da cor; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar mensal superior a 1,5 salário; e candidatos com renda familiar mensal superior a 1,5 salário mínimo. Em todas as opções, os candidatos devem ter estudado integralmente em escola pública.
A relação de documentos necessários para comprovação de renda e de escolaridade para as vagas de ação afirmativa estão no item 8 do edital. Além disso, o IFSULDEMINAS destina vagas para pessoas com deficiência comprovada em laudo médico. Na ausência do laudo, o candidato passa a disputar a vaga em ampla concorrência.
As provas estão marcadas para o dia 1º de dezembro, das 8h às 12h, nos respectivos locais de oferta de cursos. No Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), que deve ser apresentado no dia da prova, estarão contidas informações sobre o prédio e o número da sala. O CDI será disponibilizado no site a partir de 21 de novembro.

Modalidades de Ensino

O Vestibular do Instituto Federal envolve cursos em diversas modalidades. Os cursos técnicos integrados são destinados a jovens que concluíram o Ensino Fundamental. Candidatos que tiverem o Ensino Médio completo ou equivalente poderão optar por um dos cursos técnicos subsequentes ou pelas vagas dos cursos superiores (bacharelado, licenciatura ou tecnologia). Existe ainda a opção de cursos técnicos concomitantes, para quem cursa o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio em outra instituição.
Outras informações podem ser obtidas no edital do Vestibular e nos Manuais do Candidato. Clique aqui e acesse.

Texto: Luciana Rambaldi
Revisão: Joarle Magalhães