Bateria de testes físicos PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Maio de 2011 11:25

Projeto feito em parceria com a USP avalia crescimento e desenvolvimento motor de alunos das escolas de Muzambinho

Vinte acadêmicos do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho realizaram, entre os dias 2 e 4 de maio, no Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde (CeCaes), avaliações de desenvolvimento e crescimento motor de 300 alunos do ensino fundamental de seis escolas da rede de ensino particular, municipal e estadual da cidade de Muzambinho. Essa foi a 12ª coleta de dados feita pelo Projeto Crescimento e Desenvolvimento Motor.

A atividade foi coordenada pelos professores Thales Bianchi e Fabiano Fernandes e contou com a participação dos docentes Go Tani e Luciano Basso, do Laboratório do Comportamento Motor da Universidade de São Paulo (Lacom/USP). Doze alunos da USP também vieram a Muzambinho aplicar os testes. O projeto é fruto de uma parceria entre instituições do Brasil, Portugal e Moçambique, que se associaram para investigar o crescimento e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos.

De acordo com Thales, três baterias de testes foram realizadas. A primeira, chamada de Körperkoordination Test für Kinder (KTK), avalia a coordenação motora. Em seguida, foi feito o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD), que analisa as habilidades motoras básicas. Por fim, as crianças foram submetidas a uma corrida de 1.600 metros, necessária para avaliar a aptidão física.

Os resultados encontrados serão analisados estatisticamente e usados em pesquisas e publicações científicas. Além disso, um relatório geral dos testes será produzido para que a Prefeitura de Muzambinho tenha um perfil do desenvolvimento e crescimento motor das crianças da cidade.