Boa Esporte Clube PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Janeiro de 2017 16:58

Equipe do Campus Muzambinho realiza exames em jogadores do Time Boa Esporte Clube.

DSC 0084

Nessa quinta-feira, dia 05 de janeiro, cerca de 17 jogadores do Boa Esporte Clube estiveram no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho para realização de uma série de exames antropométricos.

Os exames foram realizados no Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde – CeCAES pelos professores Dênis Bueno da Silva, Fabiano Fernandes da Silva, Wonder Passoni Higino e pelo atual coordenador do curso, Renato Aparecido de Souza. Os professores ainda tiveram o apoio da funcionária Stefani Reis e dos estagiários Matheus, Gisele, Mariza e Jéssica.

Segundo o coordenador Renato, esse tipo de parceria é benéfico não só para os jogadores como também para os alunos que participam diretamente do processo de análise e da rotina dos atletas profissionais.

O contato inicial entre o Campus e o Clube foi por meio de uma visita do diretor Roberto Moraes da Costa ao Instituto, quando identificou em sua infraestrutura o potencial necessário para realização das avaliações dos atletas. Segundo o Diretor Roberto Moraes, “Como se trata de um esporte de alto rendimento a preparação dos atletas se torna necessária para maior aproveitamento físico e, às vezes, por falta de uma análise como essa, pode-se perder um atleta importante”. Roberto já está no clube há cerca de 15 anos e ressaltou que os resultados dos exames contribuirão para evolução do clube e de seus jogadores através de treinos personalizados.

Durante o ano serão realizadas quatro análises dos atletas. A primeira avaliação foi feita agora, por ser um período prévio ao início dos principais campeonatos. Uma segunda avaliação será realizada durante o campeonato mineiro. A terceira fase das avaliações ocorrerá antes do campeonato brasileiro e a última avaliação após o término do campeonato. Nessa primeira etapa os atletas passaram por exames antropométricos, fisiológicos e testes de equilíbrio e força.

Os jogadores também destacaram as análises feitas no campus Muzambinho como essenciais para evolução do time. O lateral direito, Wanderson Lima, disse que “As avaliações pré-temporada são importantes, pois evitam qualquer lesão nesse início de campeonato, podendo ajudar em nosso desempenho”.

Segundo o volante Vinícius Alexandre, “É importante verificar a situação atual do atleta e quais as melhorias devem ser feitas para o início da temporada”. Já o volante Nathan dos Santos destacou a qualidade da infra-estrutura do Campus e disse que ficou impressionado com o atendimento dados aos jogadores.

O Campus Muzambinho esta sempre em busca de parcerias como essa, a fim de garantir a promoção da educação, ciência e tecnologia e a realização de atividades práticas com os alunos. Para tanto, iniciativas como o auxílio no treinamento de atletas de outros esportes também já foram realizadas. Saiba mais sobre a visita do medalhista olímpico de Canoagem, Isaquias Queiroz, no 1º Festival Brasileiro de Canoagem-Juventude realizado no Campus Muzambinho.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Théo Podestá