SQL Magazine PDF Imprimir E-mail
Ter, 17 de Setembro de 2013 10:21

Aluna do Curso de Ciência da Computação do Câmpus Muzambinho tem trabalho publicado na SQL Magazine.

Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Fernanda Delizete Madeira, defendido em julho de 2013, é aceito na edição de setembro da SQL Magazine do Grupo DevMedia. A publicação apresenta os resultados obtidos na pesquisa orientada pela professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

Segundo o site da revista, a SQL é direcionada à publicação de pesquisas sobre bancos de dados, análise, projeto e modelagem de dados. Publicado na edição 115, sob o título "Mineração de Dados Educacionais usando KDD (Knowledge-Discovery in Databases ou Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados)", o trabalho teve como objetivo “delinear o perfil do candidato ao processo seletivo de admissão para os cursos de ensino técnico e superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Câmpus Muzambinho”, segundo a professora Aracele.

A ferramenta utilizada foi a WEKA (Waikato Enviroment for Knowledge Analysis) e através da base de dados do questionário sócio econômico cultural do ano de 2012 e 2013 do Instituto foi possível aplicar o algoritmo Apriori e, assim, determinar que a mineração de dados pode ser utilizada para obtenção de informações consistentes de forma rápida.

Ainda segundo informações da professora Aracele, “esta técnica é usada para transformar grandes volumes de dados em informações significativas para o planejamento, gestão e tomada de decisão. É um processo dividido em três etapas: pré-processamento, mineração de dados e pós-processamento. Gerando resultados satisfatórios capazes de auxiliar em diversas áreas como: detectar fraudes, pesquisa de mercado, classificação de documentos da Web, entre outras”.

A primeira parte do trabalho pode ser lida através do link: http://www.devmedia.com.br/mineracao-de-dados-educacionais-usando-kdd-parte-1/28968

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho