Projeto Soma PDF Imprimir E-mail
Seg, 17 de Setembro de 2012 10:22

Campus Muzambinho firma parceria para levar projeto de extensão a Caconde

Foto1Entre as atividades de extensão do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, o Projeto Soma tem se destacado com suas ações junto a produtores rurais de Nova Resende, atuando com assistência técnica a 308 cooperados da COOPERVITAE desde 2009. A partir deste semestre, um fôlego novo estenderá o raio de atuação do programa. No mês de agosto, Instituto Federal, Prefeitura Municipal de Caconde (SP) e a Associação Agropecuária Barra Grande firmaram parceria para que o Soma chegue à cidade do interior paulista.

O documento, assinado no gabinete do diretor-geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues, estabelece diretrizes para que os alunos dos cursos técnicos e superiores, coordenados pelo professor José Marcos Angélico de Mendonça, iniciem ações de assistência técnica e extensão rural, como palestras e dias de campo, junto aos 120 produtores de café, hortaliças e frutas filiados à Associação Agropecuária Barra Grande. A parceria foi oficializada pelo diretor Luiz Carlos, o prefeito de Caconde, Luciano Semensato, o presidente da associação, Odécio Fernando de Faria e o produtor associado, Carlos Brokelmann.

Concurso de Café

Entre as ações já em andamento está o Concurso de Café, cuja abertura ocorreu no dia 10 de agosto, em Caconde. O Campus Muzambinho, em parceria com a Associação Agropecuária Barra Grande, definiu o regulamento geral e recebeu 50 amostras para serem analisadas no Laboratório de Classificação do Café. A comissão julgadora é coordenada pela professora Luciana Maria Lopes Vieira Mendonça e conta com a participação de discentes do curso de Engenharia Agronômica.

A competição avalia a qualidade dos cafés produzidos no município e na região, em três etapas: classificação física, sensorial e uma avaliação na qual os cafés são pontuados conforme a metodologia proposta pela SCAA (Specialty Coffee Association of America). O resultado do concurso será divulgado no dia 28 de setembro, data em que o professor José Marcos irá à Caconde iniciar oficialmente as atividades no Projeto Soma na cidade. As dez amostras selecionadas serão enviadas para o Concurso Estadual de São Paulo, a ser realizado em outubro, na capital paulista.

Para o professor José Marcos, esse tipo de trabalho é importante para ampliar a área de atuação dos estudantes. “Dentro do Projeto Soma, os alunos têm oportunidade de conviver e trocar experiência com o produtor rural. Podem trabalhar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula juntamente com a prática do campo e a experiência do produtor rural”, afirma. Dentre os objetivos do projeto, está a contribuição aos associados, tanto na questão técnica da produção sustentável, quanto no processo de certificação Fair Trade, destinada a produtores familiares, além de permitir que os estudantes vivenciem a realidade da produção agrícola, facilitando o aprendizado e a comunicação.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS