Formatura EAD
Seg, 30 de Abril de 2012 10:32

Polo Muzambinho forma técnicos em informática, cafeicultura e meio ambiente

05A formatura de mais três cursos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho foi realizada na noite da última sexta-feira, 27 de abril. Colaram grau os formandos dos cursos técnicos a distância em Informática, Cafeicultura e Meio Ambiente do polo Muzambinho. A cerimônia aconteceu no auditório do Prédio Pedagógico e contou com a presença do diretor geral Luiz Carlos Machado Rodrigues e do pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa, que representou o reitor Sérgio Pedini. Também foram convidados para compor a mesa de honra os coordenadores dos cursos, os paraninfos e patronos.

Após a abertura da cerimônia e da execução do hino nacional, a formanda do Técnico em Meio Ambiente, Flávia Cristina Lima Bueno, prestou o juramento acompanhada de seus colegas. Na sequência, os formandos foram chamados para receber o diploma.

A solenidade consolidou o polo Muzambinho como referência em Educação a Distância na rede de ensino federal. De acordo com o diretor Luiz Carlos, a instituição foi pioneira junto ao Ministério da Educação, pois, até então, não se podia criar polos na mesma cidade sede da escola. “Nosso projeto era ter dentro do campus um polo modelo. Eles acreditaram e nós implantamos. Hoje, o resultado está aí”, afirmou. Luiz Carlos também incentivou os formandos a serem empreendedores e terem seu próprio negócio. “Sejam ousados, busquem o novo, sejam diferentes, mas sempre com um pensamento na frente: o da responsabilidade e do comprometimento. A partir daí, nada será obstáculo para vocês.”

O crescimento da Educação a Distância no IFSULDEMINAS foi destacado por Marcelo Rosa. Conforme o pró-reitor, atualmente o número de alunos matriculados na modalidade não presencial já é quase 50% do total de estudantes. “Hoje, para o Instituto, a Educação a Distância é tão relevante quanto a educação presencial”, enfatizou. Rosa informou que, atualmente, 25 cidades possuem polos e 12 cursos técnicos de nível médio estão sendo oferecidos pelo IFSULDEMINAS. O planejamento é implantar mais quatro cursos e se credenciar junto ao MEC para oferecer também a graduação a distância.

Ao final de cerimônia, os formandos prestaram homenagens a professores e funcionários que contribuíram no desenvolvimento de seus estudos. Receberam placas de agradecimento os professores Osmar de Souza Magalhães, João Paulo Norberto, Márcio Maltarolli Quidá, Claudiomir da Silva dos Santos, Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, José Marcos Angélica do Mendonça, Maria Bernardete da Silva Brasil, o servidor Sebastião Marcos Vilela e a coordenadora do polo Muzambinho, Débora Silva Bueno.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS