Aulas inaugurais
Ter, 13 de Março de 2012 10:41

Polos de quatro municípios iniciam atividades dos cursos técnicos a distância

Polo_Cambui04Estudantes de quatro polos da rede de Educação a Distância (EAD) participaram, nos dias 8, 9 e 10 de março, das aulas inaugurais presididas pelo diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues. Acompanhado dos coordenadores dos cursos técnicos a distância, o diretor esteve nos polos de Cambuí, Santa Rita de Caldas, Três Pontas e Três Corações. Na ocasião, os alunos também puderam estar em contato com os tutores presenciais e os coordenadores de polo. Além disso, as apostilas das disciplinas iniciais dos cursos foram entregues.

No dia 8, quinta-feira, foi ministrada a aula inaugural de Cambuí, cidade localizada no Sul de Minas, a 208 quilômetros de Muzambinho. A primeira parte da solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal, onde estiveram presentes o prefeito Benedito Antônio Guimenti; a presidente da Câmara, Roseli Moraes; a secretária de Educação, Maria Izabel Lambert Duarte Bueno; e a coordenadora do polo, Vanilda Belizário. “Aproveitem bem esse espaço, levem o curso a sério e sejam vitoriosos nessa oportunidade”, declarou o prefeito.

Na cidade, foram implantados os cursos Técnico em Alimentos e Técnico em Meio Ambiente. O polo funcionará na Rua João Moreira Sales, mesma sede onde já são oferecidos cursos a distância de outras instituições. Após o pronunciamento das autoridades, os alunos se dirigiram para esse local, onde os coordenadores Alessandra Sandi (Alimentos) e Claudiomir Santos (Meio Ambiente) passaram aos estudantes orientações iniciais sobre a estrutura curricular, a realização das atividades e o funcionamento da plataforma EAD na internet.

A aula do polo Santa Rita de Caldas aconteceu no dia seguinte, sexta-feira, 9 de março. O diretor-geral foi recebido pela secretária de Educação, Maria Aparecida de Souza Carvalho, pelo coordenador do polo, Guilherme Guimarães de Carvalho, e pela coordenadora do polo eTec, Marici Nunes Guimarães de Carvalho. Foram iniciadas oficialmente as atividades dos cursos Técnico em Informática, Técnico em Alimentos e Técnico em Meio Ambiente. Participaram os professores Claudiomir, Alessandra e Rosângela Rodrigues, coordenadora do Técnico em Informática.

Polo_Tres_Pontas04No sábado, 10, a comitiva do Campus Muzambinho foi a Três Pontas para dar início às atividades dos cursos de Informática, Cafeicultura e Meio Ambiente. A cerimônia foi aberta com a apresentação do coral Cigarras Cor de Rosa. A palavra foi concedida ao diretor-geral, Luiz Carlos, que deu as boas-vindas e destacou a sensibilidade da administração municipal em firmar parcerias em prol da educação. O polo de Três Pontas existe desde 2009. A prefeita da cidade, Luciana Ferreira Mendonça, também participou. “Graças à confiança do Campus Muzambinho em nossos profissionais da educação, podemos estabelecer essa parceria e implantar mais três novos cursos”, enfatizou a prefeita. A coordenadora do polo, Cristiane Mendonça, e os professores Claudiomir, Rosângela e Cristiane Gris (coordenadora do Técnico em Cafeicultura) estavam presentes.

O ciclo de aulas inaugurais foi encerrado na noite do dia 10, em Três Corações. Neste município, começaram a ser oferecidos os cursos a distância de Informática, Meio Ambiente e Alimentos. A cerimônia ocorreu na Escola Municipal Professora Cândida Junqueira (Caic), onde o polo de apoio presencial está instalado. A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Fausto Mesquita Ximenes, o professor Luiz Carlos, a secretária de Educação Márcia Teresa de Abreu Coelho, a coordenadora do polo Fabíola Carvalho e os professores do Campus Muzambinho.

Os cursos do polo de Três Corações são os que tiveram a maior procura por vagas. O processo seletivo, feito por sorteio público, foi realizado no final de 2011. “O compromisso de não desistirem” foi um dos pontos enfatizados pela secretária de Educação, já que muitos candidatos não foram contemplados. Em seu pronunciamento, o prefeito falou sobre o trabalho desenvolvido para instalação do polo, feito em tempo recorde. “A instalação dos cursos técnicos em Três Corações vai trazer uma ajuda muito grande para a juventude, que precisa criar melhores condições de trabalho. Acredito que a formação técnica seja o caminho mais eficiente”, afirmou.

A programação de aulas inaugurais terá continuidade na próxima quinta-feira, 15, em Ilicínea. Nos dias 17 e 18, será a vez de Juiz de Fora e Cataguases, respectivamente.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS