EAD - aulas inaugurais
Ter, 06 de Março de 2012 11:00

Coordenadores de cursos técnicos a distância iniciam atividades em oito polos

campos_gerais03O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho iniciou, no dia 29 de fevereiro, a programação de aulas inaugurais dos cursos técnicos oferecidos na modalidade Educação a Distância (EAD). Neste semestre, o Instituto abre oito novos polos no Sul de Minas e recebe mais de 2.000 alunos em seus cursos a distância. Com isso, o Campus Muzambinho passa a estar nas cidades de Cambuí, Campos Gerais, Monte Santo de Minas, Guaxupé, Ilicínea, Muzambinho, Boa Esperança, Três Pontas, Três Corações, Campo Belo, Machado, Cataguases, Alfenas, Juiz de Fora e Santa Rita de Caldas.

Os estudantes do polo Guaxupé foram os primeiros a assistir a aula inaugural. A cerimônia foi realizada na noite do dia 29, no Centro Integrado Educacional de Guaxupé (Cieg), no bairro Parque dos Municípios. O encontro contou com a presença de 61 alunos, do diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues, do prefeito de Guaxupé, Roberto Luciano Vieira, da secretária de Educação, Nesmar Guenini, da coordenadora do polo, Helen Dias, e da vice-diretora do Cieg, Irlene Ferreira. Na oportunidade, as professores Rosângela Rodrigues, coordenadora do Técnico em Informática, e Cristiane Gris, coordenadora do Técnico em Cafeicultura, puderam passar aos alunos as orientações gerais sobre o funcionamento do curso e da plataforma de acesso ao sistema EAD.

Na quinta-feira, 1º de março, as atividades foram iniciadas no polo Muzambinho. Em cerimônia realizada no auditório do Prédio Pedagógico, o diretor Luiz Carlos deu boas-vindas aos novos alunos dos cursos técnicos a distância de Informática, Cafeicultura, Alimentos, Meio Ambiente e Análises Clínicas. Participaram do encontro os professores Rosângela Rodrigues, Cristiane Gris, Alessandra Sandi, Claudiomir Santos e Jaqueline Funayama.

monte_santo06A aula inaugural do polo Monte Santo de Minas marcou o início das atividades do Campus Muzambinho no município. Além do diretor-geral, a cerimônia contou com a participação do prefeito Militão Paulino de Paiva, da representante da secretária de Educação, Giedre Aparecida Marçal e do coordenador do polo, Eduardo Oliveira. Os quase 70 alunos foram recepcionados no Centro Educacional Alcides de Paula Braga. Em Monte Santo, os cursos ofertados são Técnico em Informática, Técnico em Cafeicultura e Técnico em Análises Clínicas. A faixa etária dos estudantes varia entre 17 e 50 anos. “Procurei o curso por ser oferecido a distância, ser gratuito e porque quero me capacitar em uma nova área”, declarou a aluna Cláudia Aparecida Miranda, de 35 anos, que trabalha como doméstica.

A programação teve sequência no sábado, 3 de março. Pela manhã, os professores do Campus Muzambinho foram à Alfenas ministrar as aulas para os cursos de Informática e Análises Clínicas. A assessora da secretaria de Educação, Valéria Helena Albino, e a coordenadora do polo, Tassia Barboza Venga Mendes participaram da solenidade, assim como os tutores presenciais. Também no sábado, foram promovidas as aulas inaugurais dos polos Machado, Campos Gerais e Boa Esperança. Autoridades dos municípios, como o prefeito de Boa Esperança, Jair Alves de Oliveira, estiveram presentes.

O último polo a receber a comitiva do Campus Muzambinho foi o de Campo Belo, na tarde do domingo, 4. A aula aconteceu na Escola Municipal Professor José Otaviano Neves.

A programação continua na próxima quinta-feira, 8 de março, em Cambuí. Até o dia 18, o diretor-geral Luiz Carlos e os coordenadores dos cursos a distância passarão também por Santa Rita de Caldas, Três Pontas, Três Corações, Ilicínea, Juiz de Fora e Cataguases.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS