Usina hidroelétrica
Seg, 19 de Setembro de 2011 12:33

Alunos do polo Juiz de Fora visitam 1ª usina hidroelétrica da América do Sul

juiz02Os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente a distância, do polo de rede de Juiz de Fora, visitaram, no dia 17 de setembro, a primeira usina hidroelétrica da América do Sul, localizada próxima à estrada União e Indústria, que liga Juiz de Fora a Matias Barbosa. O grupo foi acompanhado pelo professor Claudiomir Santos, o técnico-administrativo Sebastião Marcos Vilela, pelas tutoras Lívia Santos e Kátia Rotmeister e pelos biólogos Talita e Thiago, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Durante a visita, foi ministrada aula sobre diversos temas referentes ao meio ambiente, como questões ligadas ao impacto ambiental, atividade de eco-percepção, mata ciliar e reconhecimento de espécies endêmicas e nativas da Zona da Mata de Minas Gerais.

A Usina de Marmelos Zero foi idealizada por Bernardo Mascarenhas, no final do século XIX, e construída pela Companhia Mineira de Eletricidade (CME). juiz03Foi inaugurada em 5 de setembro de 1889. Foi a primeira usina hidroelétrica da América do Sul e inicialmente atendia somente Juiz de Fora e parte da Zona da Mata. Em 1980, foi incorporada pela CEMIG. Três anos depois, o espaço se transformou em um museu e foi incorporado ao Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do município. O acervo do local é composto por peças como a mesa particular de Mascarenhas, livros de ata e contabilidade dos primeiros acionistas da CME, contas de luz, rascunho da planta da usina, máquina de escrever e de calcular, teodolito, tripés de madeira, painel de controle de energia e uma réplica de um gerador utilizado na época. Desde o ano 2000, a administração do Museu de Marmelos Zero está a cargo da UFJF.

JF01

juiz4