II Semana de Licenciatura
Qui, 04 de Novembro de 2010 09:51

03Com o tema “Repensando o processo Ensino/Aprendizagem”, aconteceu no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, de 03 a 05 de novembro de 2010, a 2ª semana da Licenciatura,  onde foram debatidos assuntos relacionados ao ensino e aprendizagem. A abertura do evento foi oficializada, no dia 03 de novembro, pelo Diretor Geral, Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues. Estavam presentes as seguintes autoridades: Pró-Reitor de Ensino, Dr. Marcelo Simão da Rosa, Pró-Reitor de  Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Dr. Marcelo Bregagnoli, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Prof.ª Valéria de Rezende Pereira,  Coordenador de Licenciatura para Graduados, Prof. Hugo Baldan Júnior e a Secretária Municipal de Educação, Marli Aparecida Dias Salomão.

Durante a semana  os alunos puderam participar de palestras  ministradas por renomados profissionais: Prof.ª Maria Ambrosina da Costa (Como ocorre aprendizagem no cérebro), Prof.ª Maria Rosa Ribeiro (Avaliação) e, por último,  Professor e escritor Nilbo Nogueira (As diferentes formas de aprender e ensinar).

16O Diretor Geral, Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, sublinhou o quão grande é a responsabilidade do educador quanto à formação de cidadãos. “Nós, enquanto educadores, a todo momento somos espelhos para todas as pessoas que estão do nosso lado”, argumentou.

A licenciatura é uma questão de paixão, dom e cidadania, enfatizou o Pró-reitor de Ensino, Dr. Marcelo Simão da Rosa.

A 2ª semana contou ainda com a participação de educadores do município e região, alunos das Licenciaturas do campus Muzambinho e apresentações culturais do Grupo de danças Afro de Guaxupé e número musical com o aluno do campus Cláudio Silveira.

O ponto alto da semana foi o lançamento do Livro “Lelezinho, o pintinho que ciscava pra frente e andava pra trás”, de autoria do aluno do curso de Licenciatura José Nário e ilustrações de José Carlos Palma. O Livro faz parte de um projeto de extensão do curso, que pretende discutir a inclusão nas escolas através da encenação teatral do livro infantil. A impressão do livro foi patrocinada pelo campus Muzambinho, por iniciativa do Diretor Geral Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, que abraçou o projeto.

Mais uma vez a Semana da Licenciatura foi um sucesso e contribuiu para repensar as dinâmicas que se processam em sala de aula.

Agradecemos o apoio de todos aqueles que contribuíram para a produção do evento.

Redação: Hugo Baldan Júnior