Visita Técnica
Qua, 22 de Setembro de 2010 14:20
01Alunos do 1º, 2º e 3º Módulos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho estiveram realizando visitas técnicas sob a supervisão do professor Jorge Tadeu de Carvalho e da professora Sandra Duarte.

A primeira visita aconteceu no dia 06 de setembro no período da manhã nas obras do Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, em Belo Horizonte. O Mineirão está passando por uma grande reforma, pois será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

A segunda visita foi no período da tarde na CECRISA, localizada na cidade de Santa Luzia-MG. A CECRISA é fabricante de pisos e azulejos. Por ser uma atividade de grau de risco 4, a visita foi de muita importância para os alunos, tendo em vista todo o sistema de segurança do trabalho que é colocado em prática naquele ambiente laboral.

A terceira visita se deu à noite, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a montadora de automóveis FIAT na cidade de Betim-MG. Esta visita despertou um grande interesse nos alunos, que ficaram impressionados com os números apresentados pelas guias durante o percurso pela fábrica. Hoje esta empresa produz 3.000 veículos por dia em seus 3 turnos de trabalho, sendo grande parte da produção automatizada, possuindo um sistema rígido de segurança no trabalho e também primando pela qualidade de vida dos seus colaboradores.

A quarta visita aconteceu no dia 07, no período da manhã, no Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais, quando os alunos puderam conferir a magnitude da obra que leva a assinatura de Oscar Niemayer. Os alunos puderam verificar in loco o maior vão suspenso do mundo, fruto de uma tecnologia avançada da indústria da construção civil.

O conhecimento técnico e cultural proporcionado aos alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho nesta viagem foi de grande valia para a formação profissional dos mesmos, considerando a importância de vivenciarem a prática das questões de segurança no trabalho nestas grandes empresas.

Texto: Prof. Jorge Tadeu de Carvalho