Qui, 09 de Setembro de 2010 15:05

02A Conferência de Pequenas Centrais Hidrelétricas, Mercado e Meio Ambiente, já em sua sexta edição, aconteceu nos dias 01 e 02 de setembro de 2010 no Novotel Center Norte na cidade de São Paulo. Sendo um dos principais espaços de reflexão, negócios e busca de soluções para o mercado de Pequenas Centrais Hidrelétricas, contou com o apoio de várias organizações, como: Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas, Instituto Nacional de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá, Instituições de ensino, concessionárias de energia elétrica, empresas de consultoria, centros de pesquisas, fornecedores, entre outros. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho foi representado pelos servidores, Maurício Minchillo, Hugo Baldan Júnior e Márcio Pioli.

O foco desta edição foi a análise dos cenários, oportunidades e desafios, diante das mudanças em andamento na economia e na matriz energética brasileira, bem como das ações de enfrentamento e mitigação do processo de mudanças climáticas. Essas mudanças de cenário trazem ameaças, como o aumento dá concorrência de outras fontes, o aumento das exigências regulatórias e a menor flexibilidade de prazos de implantação. Através de Workshops foi possível obter informações referentes aos temas: A construção de uma agenda competitiva para o Mercado de PCHs, tecnologias para implantação e operação de PCHs, segurança e tecnologias para barragens e apresentação de trabalhos técnicos. Também, aconteceu a II EXPOPCH, exposição de Equipamentos, Tecnologias e Serviços para Projeto, Implantação e Operação de Pequenas Centrais Hidrelétricas.

00VISITA TÉCNICA

O Grupo Voith, referência mundial nos segmentos de papel, energia, mobilidade e serviços industriais, ofereceu aos participantes da VI Conferência de PCH Mercado & Meio Ambiente a oportunidade de conhecer suas instalações e processos industriais. A Voith Hydro desenvolve soluções completas, integradas e customizadas para usinas hidrelétricas, tendo instalado mais de 40.000 turbinas e geradores no mundo, entre elas, a máquina importada da Alemanha pelo Instituto Federal no ano de 1951, em pleno funcionamento até os dias atuais.

FATO PITORESCO

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho e a empresa Voith estão juntos desde 1951, quando da compra dos equipamentos existentes na usina hidrelétrica do campus, importados da Alemanha; a mesma não possuía fábrica no Brasil.

Fotos e redação: Márcio Pioli