Pesquisa com abacaxi
Qui, 27 de Janeiro de 2011 11:08

Projeto apoiado pela Fapemig cria soluções para resíduos gerados do processamento mínimo da fruta

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professores e alunos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho desenvolvem um projeto que consiste em criar soluções para aproveitamento de resíduos provenientes da preparação do abacaxi para o consumo. Entre as alternativas encontradas, o grupo de pesquisadores vem testando receitas de doces preparados com a casca e o miolo do abacaxi, as partes da fruta que são descartadas.

“Há cerca de quatro meses, estamos fazendo testes com algumas receitas e nesta semana começamos a verificar a aceitabilidade dos produtos pelo consumidor”, explica a coordenadora do trabalho, Bianca Sarzi de Souza. Doces como o "brigadeiro de abacaxi" foram distribuídos no campus entre os alunos e os funcionários. Quem prova os produtos preenche uma ficha, na qual é possível avaliar o sabor e a aparência das sobremesas.

De acordo com a professora, o objetivo é encontrar vias alternativas para que esses resíduos gerados pelo processamento mínimo do abacaxi não sejam simplesmente jogados no lixo. Além de criar os doces, a pesquisa envolve a análise microbiológica do produto, feita pelo Laboratório de Bromatologia e Água do IFSULDEMINAS.

Ainda em fase de desenvolvimento, o projeto conta com a participação dos professores Paulo Sérgio de Souza, do setor de Fruticultura, e Luciana Lopes Mendonça, que atua na área de Qualidade do Café, além de duas alunas do curso de Ciências Biológicas. Após concluir o estudo dos produtos feitos com abacaxi, o grupo fará testes com os resíduos do mamão.

doce

doce2