Projeto Rondon
Qua, 26 de Janeiro de 2011 10:41

Professores e alunos do Campus Muzambinho integram operações na região Nordeste do Brasil

Desde o último dia 15, professores e alunos do IFSULDEMINAS participam, na região Nordeste do Brasil, do Projeto Rondon, uma ação interministerial coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos e municípios, que envolve a participação voluntária de universitários de diferentes áreas do conhecimento. Essa é a primeira vez que equipes do Campus Muzambinho integram a iniciativa.

Os primeiros a seguir viagem foram os estudantes do grupo coordenado pelo professor Claudiomir Santos, que partiram para a cidade de Ipiranga do Piauí (PI) no dia 15. A comitiva é formada pela Prof.ª Josiane Pereira Fonseca,  Prof. Gustavo Rabelo Botrel Miranda e por oito alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas e Educação Física. A equipe integra a Operação Zabelê, realizada em 20 municípios do Piauí. O retorno para Muzambinho está previsto para o dia 31 de janeiro.

O segundo grupo a partir para o Nordeste é coordenado pela professora Narayana de Deus Nogueira. A equipe, que seguiu no dia 22 para o Rio Grande do Norte, é integrada pelo professor Marcelo Moraes e por oito estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Ciência da Computação e Educação Física. De acordo com Narayana, a comitiva recebeu treinamento do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Natal (RN), e participaram da formatura de recepção do projeto e de um jantar oferecido na solenidade de abertura do Rondon 2011.

No dia 23, os rondonistas estiveram na abertura oficial do projeto, que contou com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini. Após o almoço coletivo no Batalhão, a comitiva do IFSULDEMINAS partiu para a cidade de Equador (RN), onde serão desenvolvidas as atividades. Por volta de 21h, o grupo foi recepcionado pelo prefeito local, com uma festa em praça pública, onde foram exibidas apresentações culturais, números de dança e desfiles.

As atividades práticas foram iniciadas na segunda, 24 de janeiro, com a realização de cursos de criação de frango e galinha caipira, produção de mudas, criação de horta comunitária, informática, educação física, educação ambiental entre outros. As ações em Equador seguem até o dia 7 de fevereiro, quando os rondonistas retornam às cidades de origem.

a1_88

a1_1