5º FNBIFs
Ter, 07 de Dezembro de 2010 14:31

forum_bibliotecasO V Fórum Nacional de Bibliotecários dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ao longo dos anos têm se consolidado como um espaço de troca de experiências entre os bibliotecários das Instituições Federais de Ensino e tem se traduzido no compartilhamento de ações de trabalho, visando à melhoria dos serviços prestados pelas unidades de informação às quais esses profissionais estão vinculados.

Este evento foi destinado aos profissionais bibliotecários que compõem o quadro permanente dos Institutos e aconteceu entre os dias 24 e 26 de novembro, nas dependências do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN.

No V Fórum, a temática central foi "A expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica e o Sistema de Bibliotecas: o repensar de novos contextos", tema este que confluiu para que a palestra magna fosse proferida pelo Prof. Getúlio Marques Ferreira, Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC/MEC, representante legítimo dessa nova configuração. A quinta edição do Fórum contou com os grupos de trabalho, que ao longo de sua existência, procuraram consolidar as práticas biblioteconômicas por meio de discussões e relatos de experiência nos seguintes temas:

01GT1: Portal Capes: motivação de uso e acesso a bases importantes para os Ifs.

GT2: TCCs / monografias - qualidade; guia de normalização; temporalidade; formato.

GT3: Política de formação de acervo - descarte; critérios de atualização; ementas/ bibliografias; processo de compra CBBU.

GT4: Repositório virtual – criação.

As bibliotecárias Daniela Luz Lima Nery, Maria Aparecida Brito Santos (campus Machado) e Clarissa Benassi (campus Muzambinho) representaram o IFSULDEMINAS no Fórum Nacional.