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DIPPD
Qui, 02 de Dezembro de 2010 08:41

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Nesta sexta-feira, 3, celebra-se o Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência (DIPPD). Um dia para promover os Direitos Humanos de todas as pessoas portadoras de deficiência.

Acompanhe as dicas para quando você encontrar uma pessoa com deficiência:

Imagem1Pessoas cegas ou com deficiência visual

- Nunca ajude sem perguntar! Ofereça seu auxílio.

- Para conduzir uma pessoa cega ofereça seu braço para que ela segure. Informe sobre obstáculos existentes, como degraus, desníveis e outros.

- Sempre que se ausentar de uma sala, informe a pessoa para que ela não fique falando sozinha!



Pessoas com deficiência intelectualim_2

- Não subestime a pessoa com deficiência intelectual. Dê-lhe atenção, cumprimente-a normalmente.

- As pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender e compreender determinadas tarefas! Tenha paciência. Explique quantas vezes necessário.

- Procure dar instruções objetivas e claras.

 

def_fisico2Pessoas com deficiência física

- Não se apoie na cadeira de rodas, pois esse equipamento é a complementação da sua mobilidade.

- Nunca movimente a cadeira de rodas sem antes pedir permissão e perguntar como deve proceder.

- Use palavras como “correr” e “andar” naturalmente. As pessoas com deficiência física também utilizam estes termos.

 

Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditivaap_audit

- Para iniciar uma conversa com uma pessoa surda, acene ou toque levemente em seu braço.

- Quando estiver acompanhado de um intérprete, fale diretamente com a pessoa surda, não com o intérprete.

- Procure falar pausadamente mantendo o contato visual.

- Seja expressivo ao falar. As expressões faciais, os gestos e o movimento de seu corpo são excelentes indicações do que você que dizer.

 

Lembre-se:

- Quando quiser alguma informação de uma pessoa deficiente, dirija-se diretamente a ela e não a seus acompanhantes ou intérpretes.

- Sempre que quiser ajudar, ofereça ajuda, perguntando qual é a melhor maneira de proceder. Não se ofenda se a oferta for recusada, pois nem sempre ela é necessária.

 

Redação:  NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais).