Reciclagem
Seg, 29 de Novembro de 2010 13:02

A implantação de uma usina de triagem do lixo, coleta seletiva e a destinação dos recicláveis em Muzambinho foram temas debatidos na reunião entre o Diretor Geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, professores Claudiomir Silva e Sebastião Vilela, além dos Secretários Municipais: Sr. Antônio Durante (Meio Ambiente) e Mauro Franchi (Administração e Recursos Humanos).

O projeto está sendo idealizado pelos alunos dos Cursos Superiores de Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica e professores Claudiomir Silva, Ariana Vieira e Sebastião Vilela.

“Quando pensamos na educação ambiental e gestão do meio ambiente estamos desejando a participação dos cidadãos, principalmente de forma coletiva, na gestão do uso dos recursos ambientais, nas decisões que afetam a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente, pois seria impossível viver sem os outros elementos do meio. Para tanto, necessitamos de mudar nossa concepção de desenvolvimento, o que seria um dos desafios deste século, uma vez que o conceito de sustentabilidade necessita urgentemente ser internalizado nos processos e conduta da sociedade”.

“Tendo em vista o ambiente e a modernização da sociedade, a questão ambiental passou por profunda modificação, que foi a percepção da inter-relação entre o ambiente e a sociedade, já que as ações antrópicas vêm transformando o ambiente e levando a um esgotamento progressivo dos recursos naturais. Dessa forma, o homem tem alterado o meio por razão da própria sociedade que busca constantemente satisfazer suas necessidades de consumo e conforto, provocando uma absorção dos recursos naturais de forma intensa, assim como, a geração de uma enorme quantidade de resíduos [...] surge como possível solução a reciclagem, uma forma de recuperar estruturas ou bens minimizando o consumo de recursos naturais extraídos do meio ambiente”.

“As instituições de ensino e pesquisa, o poder público local e sociedade civil organizada devem somar forças para minimizar os impactos ambientais advindos destes resíduos”, argumenta o aluno do Curso Superior de Ciências Biológicas, Ronei A. Barbosa.

projeto_Lixo