Trabalhos científicos
Sáb, 28 de Maio de 2011 18:20

Comissão do IFSULDEMINAS selecionou 145 trabalhos para exposição no Congresso de Meio Ambiente

14Além das palestras e mesas temáticas, a programação do VIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas foi enriquecida com a exposição de trabalhos científicos, desenvolvidos por estudantes e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa de várias partes do Brasil. Durante os três dias do evento, o Salão Norte do Espaço Cultura da Urca recebeu 145 trabalhos, expostos no formato de pôster. Os projetos foram selecionados pela comissão científica constituída por docentes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

De acordo com a professora Ariana Vieira Silva, no total, foram mais de 200 trabalhos recebidos pela comissão e 145 selecionados. Além disso, dez deles foram escolhidos para serem apresentados oralmente no auditório da Urca. “Consideramos mais de um fator na avaliação. Verificamos tanto o conteúdo quanto o empenho do autor do trabalho. A formatação dentro das normas estabelecidas também foi considerada”, explicou.

Os congressistas receberam um CD com os anais do evento, contendo os resumos expandidos de todos os trabalhos selecionados. Além disso, os autores dos projetos apresentados oralmente foram premiados. O prêmio de melhor apresentação oral, escolhida pela comissão científica, foi para Mônica Cristina, que apresentou o trabalho “Hidrologia de alguns rios paulistas: análises estatísticas das precipitações e vazões empregando séries temporais”.

Do conjunto de trabalhos, 15 selecionados eram de alunos ou professores do IFSULDEMINAS, sendo dois deles escolhidos para as apresentações orais. Segundo o professor Claudiomir Silva Santos, o número foi “bem superior” ao da edição 2010, elevando consideravelmente a representação do Instituto na parte científica do congresso.

Educação ambiental

No último dia de atividades, um dos destaques da programação foi a palestra “Aquecimento Verbal – Educação ou Culpabilização Ambiental”, ministrada durante a manhã de sexta-feira, pelo pesquisador da Embrapa Evaristo Eduardo de Miranda, cedido atualmente ao gabinete da Presidência da República, onde atua como assessor para questões de gestão territorial. Ele também participou, durante nove anos, do programa “Caminhos da Roça”, exibido pela emissora EPTV, afiliada da Rede Globo.

Em sua apresentação, Evaristo deu uma visão crítica sobre a educação ambiental praticada em escolas do Ensino Fundamental e também nas universidades. “Acho que o ensino de educação ambiental nas escolas não é adequado porque tem pouquíssima base científica. É muito ideológico, simplista, distante dos reais problemas ambientais do Brasil. Um tema tão importante como saneamento básico (esgoto) raramente é tratado em sala de aula”, declarou.

Abaixo, confira as fotos do último dia do Congresso de Meio Ambiente, encerrado na noite desta sexta-feira, 27 de maio.