1º Workshop EAD
Sáb, 02 de Julho de 2016 14:14

Com a participação de mais de 220 profissionais da educação, Campus Muzambinho realiza 1º Workshop EAD.

Durante todo o dia de hoje, 02 de julho, aconteceu o 1º Workshop EAD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O evento ocorreu no auditório do Prédio Pedagógico e reuniu mais de 220 profissionais, dentre professores, tutores, técnicos administrativos, coordenadores de curso e agentes das áreas educacionais.

O 1º Workshop EAD foi uma realização da Coordenação do Centro de Educação a Distância (CEAD) com o apoio da Direção do Campus para oportunizar aos profissionais da educação um aperfeiçoamento didático-pedagógico sobre a oferta qualificada de cursos a distância. "De forma pioneira, o Campus Muzambinho iniciou a oferta de cursos EAD em 2009 com seis polos e dois cursos técnicos. Desde então, tem ampliado a oferta de vagas e cursos. Atualmente já conta com 24 polos e oito cursos técnicos a distâcnia, o que totaliza cerca de seis mil alunos matriculados nesta modalidade", disse a Coordenadora do CEAD, prof. Rosângela de Assis Lopes Rodrigues, ao explicar a importância dessa discussão com os profissionais do Campus Muzambinho.

Em duas apresentações e duas mesas redondas, a iniciativa abordou a seguinte temática: "Educação a distância e ambiente virtual: Desenvolvimento, mediações, interações e aprendizagens". Para isso, o Campus Muzambinho recebeu dois pesquisadores doutores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) que atuam no grupo de pesquisa "Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - LêTECE", do Instituto de Educação da UFMT.

"Hoje, em termos de pesquisa e ações, nós temos preferido trabalhar com uma noção que transcende o termo da educação a distância, por meio do uso da tecnologia inserida na educação em todos os sentidos, com tecnologias nos currículos e outros meios de ensino-aprendizagem. Isso porque a EAD chegou num ponto que ficou um tanto compartimentalizada no interior das instituições e só vamos conseguir ultrapassar os seus limites quando intensificarmos o uso das tecnologias em todos os contextos da Educação" explicou a Coordenadora do LêTECE, prof.ª Kátia Alonso, que na parte da manhã coordenou as apresentações sobre pressupostos, pesquisas e desenvolvimento da Educação a Distância.

Na parte da tarde, a palestra ficou por conta do pesquisador Danilo Garcia da Silva que aprofundou as discussões sobre os ambientes virtuais e os sistemas de mediação, interação nas metodologias de ensino-aprendizado do EAD. "Tenho me inteirado sobre o trabalho desenvolvido aqui em Muzambinho e tenho percebido que o Campus, se já não for, tem tudo para ser um grande expoente em Minas Gerais. E acredito muito no trabalho dessa educação continuada em prol do desenvolvimento da sociedade mineira", acrescentou o prof. Danilo.

Em seu discurso de abertura, o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, reiterou o compromisso da instituição em valorizar o trabalho humanizador que a educação possui na sociedade. "O uso dos diversos meios na Educação só é possível por meio da valorização do profissional que trabalha e tem domínio desses mecanismos. A humanização da educação a distância é fundamental para que possamos aprimorar o trabalho que desenvolvemos", declarou o prof. Luiz Carlos.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença de todos os coordenadores dos cursos oferecidos pelo Campus Muzambinho: a Coordenadora do curso Técnico em Alimentos, prof.ª Alessandra Lima Santos Sandi, a Coordenadora do curso Técnico em Análises Clínicas, prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, o Coordenador do Técnico em Cafeicultura, José Sérgio de Araújo, o Coordenador do curso Técnico em Informática, prof. Marcos Celso Rodrigues, o Coordenador do curso Técnico em Vigilância em Saúde, Fabrício dos Santos Ritá, a Coordenadora do curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, prof.ª Larissa Sales Martins Bachião, a Coordenadora do curso Técnico em Logística, prof.ª Cristina Lúcia Janini Lopes, e o Coordenador do curso Técnico em Meio Ambiente, prof. Claudiomir da Silva dos Santos.

Nas mesas redondas sobre "Desenvolvimento da EAD" e "Mediações e Interações com os alunos", houve também a participação de tutores presenciais, coordenadores de polo e coordenadores de curso. Nessas ocasiões, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar o debate com perguntas e trocas de experiência entre os presentes.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: