Formatura Capetinga
Qua, 15 de Fevereiro de 2012 00:00

Campus Muzambinho forma 27 técnicos em enfermagem no polo de Capetinga

capetinga_33O polo Capetinga do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho realizou, na noite da última sexta-feira, 10 de fevereiro, a formatura do curso Técnico em Enfermagem. Na cerimônia, que aconteceu na quadra da Escola Municipal Horácio Falheiros, foi concedido o grau a 27 formandos. “Nesses quase dois anos em que estivemos aqui, nada conseguiu nos desmotivar, pois agimos como guerreiros que jamais desistem de suas batalhas”, comemorou a oradora da turma, Luciana Santos Silva.

A cerimônia foi presidida pelo diretor-geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues, e contou com a presença do vice-prefeito de Capetinga, Edgar Faria Ribeiro, além dos vereadores Júlio César Pereira e Maria Inez de Almeida e Souza. Após a execução do hino nacional, a formanda Rosana Dourado Rodrigues prestou o juramento, acompanhada dos colegas. Na sequência, com o braço direito estendido, os formandos receberam o grau de Técnico em Enfermagem.

Os diplomas foram entregues a cada concluinte pela paraninfa Laura Menezes Silveira e a patrona Bianca Campos Florindo. Oradora da turma, a técnica em enfermagem Luciana Silva relembrou a trajetória do grupo e fez um discurso de agradecimento a todos que os apoiaram na realização do curso técnico. Já a professora Laura Silveira lembrou que a enfermagem é uma “profissão sublime e edificante que cuida do paciente não apenas no seu aspecto de saúde, mas como um todo”. “A nossa missão consiste também em educar, conscientizando o indivíduo, a família, a comunidade de que saúde não é somente estar bem, mas ser capaz de usar toda a força vital que possuímos para conquistar, aos poucos, a melhor condição de vida possível”, declarou.

capetinga_37A palavra foi então concedida ao vice-prefeito, Edgar Faria Ribeiro, que destacou a importância da introdução de mais profissionais de enfermagem em Capetinga. Ele lembrou que, desde 2007, já foram formados mais de 200 técnicos no polo do Campus Muzambinho. O diretor-geral, Luiz Carlos, falou sobre a satisfação de formar os novos técnicos de enfermagem e da expectativa em relação ao trabalho que eles poderão realizar. Ressaltou ainda a parceria feita com a Prefeitura Municipal, que tornou possível a instalação do polo na cidade.

Além das autoridades citadas, foram chamados para compor a mesa de honra o representante do presidente da Câmara de Vereadores, Benedito Custódio; a representante da secretária de Educação, Magna Figueiredo de Souza; a secretária de Saúde, Caroline Martins Vieira; o secretário de Negócios Jurídicos, José Márcio Teodoro de Souza; a coordenadora dos polos de rede do Campus Muzambinho, Rosângela de Assis Lopes Rodrigues; a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Nilsa do Carmo de Souza; a coordenadora-geral de Recursos Humanos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Maria Inês Oliveira da Silva; a diretora da Escola Municipal Horário Faleiros, Ana Maria Naves Garcia Pimenta; e o professor Alexandre Balsanuf de Oliveira, que deu nome à turma.

O encerramento da formatura foi embalado pela Fanfarra Municipal de Capetinga.