Abertura oficial
Sáb, 27 de Agosto de 2011 13:29

Cerimônia no ginásio poliesportivo abre IV Congresso Mineiro de Apicultura

04Foi aberto na noite desta sexta-feira, 26 de agosto, o IV Congresso Mineiro de Apicultura e do I Simpósio de Apicultura e Meliponicultura de Minas Gerais. A cerimônia foi realizada no ginásio poliesportivo do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e reuniu cerca de 450 participantes, entre estudantes, pesquisadores e produtores rurais e diversas partes do estado e do Brasil. Na abertura oficial, foi discutido o tema “Perspectivas sobre o desenvolvimento da Apicultura e Meliponicultura, no âmbito regional e nacional”.

A solenidade contou com a presença do diretor-geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado; do prefeito municipal, Sérgio Paoliello; do pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa, representando o reitor Sérgio Pedini; do deputado estadual Antônio Carlos Arantes; do gerente regional da Emater em Guaxupé, Sebastião Jorge Braga, representando o secretário de Estado de Agricultura, Elmiro Nascimento; do assessor do governador Antônio Anastasia, Gustavo Paoliello; do presidente da Câmara Municipal, Reginaldo Esaú dos Santos; do vice-presidente da Femap, Leonardo Alvarenga; do presidente da Comissão Científica do Congresso, Ademilson Spenser Egea Soares; do presidente da Apimuz, Sávio dos Reis Dutra; e da representante do Sebrae-MG, Danielle Fantini.

Em pronunciamento, as autoridades pontuaram a importância de discutir a apicultura para fortalecer a economia do Sul de Minas e incentivar a produção de mel entre os produtores rurais da região. Em seguida, o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), José Gumercindo Cunha, deu início à programação científica, ministrando a palestra “Ações da CBA junto à câmara setorial do mel”. A palestra magna foi proferida pelo docente da Universidade Federal de Viçosa, Lúcio Antônio de Oliveira Campos, que falou sobre a “Importância das abelhas para o meio ambiente”.

A abertura teve ainda a participação de Acácio Donizetti Silva Vieira, regente do coral de alunos do Campus Muzambinho, que cantou o hino nacional e outras músicas, e do músico Vagner Ernesto, que se apresentou durante o coquetel servido aos participantes.

A programação do IV Congresso Mineiro de Apicultura segue até o domingo, 28 de agosto. O evento é organizado pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, em parceria com a Associação dos Apicultores de Muzambinho (Apimuz), a Universidade de São Paulo (USP de Ribeirão Preto) e o Sebrae-MG. A Federação Mineira de Apicultura (FEMAP), a Fundação de Apoio à Educação Tecnológica (Faet) e a Prefeitura Municipal de Muzambinho são instituições apoiadoras. Confira a galeria de imagens: