Encontro de ex-alunos PDF Imprimir E-mail
Ter, 04 de Dezembro de 2012 08:16

Ex-alunos de turmas de 1953 a 2012 participam do 1º Grande Encontro de Egressos

Integração, resgate de histórias, emoção e muita saudade. Foi o que marcou o 1º Grande Encontro de Egressos do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho (antiga Escola Agrotécnica Federal), realizado no sábado, 1º de dezembro. Cerca de 400 ex-alunos estiveram na instituição para participar da programação especialmente preparada para a ocasião. Representantes de vários anos, como os da primeira turma (formada em 1953), marcaram presença, assim como os professores e ex-diretores José Rossi e Ivan Antônio de Freitas.

“Estou sentindo saudade de vocês, meus amigos. Estou sentindo uma saudade imensa desta escola, desta instituição com a qual estou envolvido há mais de 50 anos”, declarou Rossi.

“Tenho orgulho de ser um ‘capinador’ de roça diplomado. De todos os diplomas que consegui na vida, é este o que eu tenho mais orgulho”, contou emocionado, com o diploma em mãos, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tibagy Salles de Oliveira, líder da turma de 1953.

“Há 28 anos não venho nesta escola e hoje, ao chegar aqui, vendo todas essas pessoas que vieram participar do nosso encontro, posso afirmar que esta instituição é uma extensão da nossa família”, afirmou o ex-aluno Miguel Canuto Pereira, formado em 1985, que atualmente reside em Caeté (MG).

A cerimônia de abertura foi um grande momento de confraternização no qual também participaram o diretor-geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Bregagnoli, que representou o reitor do IFSULDEMINAS, Sérgio Pedini; o pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa; a secretária de Educação de Muzambinho, Marli Salomão, representando o prefeito Sérgio Paoliello; e o ex-aluno e prefeito de São Pedro da União, Paulo Geraldo Honório Pereira, que representou os prefeitos dos municípios integrantes da Amog.

Os participantes foram recebidos com um café da manhã servido no refeitório do câmpus. Ao longo da manhã, ex-alunos e servidores que fazem parte da história da Escola Agrícola puderam contar histórias e relembrar os bons momentos vividos durante os anos de estudo em Muzambinho. “Aqui aprendi que, com amor, se constrói uma vida. Foi aqui que conheci pessoas que me ensinaram a ser homem, ter educação, ser honesto, a trabalhar e vencer. Ser ‘agricolino’ é um estado de alma, de conhecimento e de vida”, disse o ex-aluno Antônio Benedito Ângelo, formado em 1967, que atualmente é responsável por uma empresa da área agrícola com sede na África.

Momentos da época da fundação da escola também foram lembrados pelo ex-diretor José Rossi. “A cidade era pequena, era uma cidade pobre, e uma instituição como esta era a coisa mais importante que poderia acontecer. Conheço essa escola desde as suas bases, e plagiando Winston Churchill (ex-primeiro-ministro britânico), esta escola foi feita à base de suor, de lágrimas, com sangue, dizia ele. E nós dizemos, com amor, sobretudo”.

Associação dos Ex-alunos

O dia também foi de articulação para que os egressos constituíssem a primeira diretoria da Associação dos Ex-alunos do Câmpus Muzambinho. O trabalho foi coordenado pelo servidor Carlos Esaú dos Santos e, após uma reunião com representantes de várias turmas, a diretoria ficou assim constituída: Adair de Paula Aguiar (presidente); Jorge Vanderlei da Silva (vice-presidente); Carlos Esaú dos Santos (primeiro secretário); Renato Faloni de Andrade (segundo secretário); Dimas Lécio da Silva (primeiro tesoureiro); e Marcelo Bregagnoli (segundo tesoureiro).

Os egressos puderam conhecer também, durante a tarde, a galeria de diretores, na sala do gabinete, no Prédio Administrativo, onde documentos e outras fotografias estavam expostos.

Os atuais alunos do Câmpus Muzambinho participaram do Encontro de Egressos, com as apresentações do Coral e da Fanfarra Musical. Regido por Acácio Donizetti Vieira, o coral se apresentou durante a cerimônia de abertura, já a Fanfarra fez a sua evolução, sob a regência de Luiz Fernando Bócoli, à tarde, no pátio do Prédio Pedagógico. A professora Jaqueline Labanca e o aluno Rafael Sena fizeram um número de dança bastante aplaudido.

A programação vespertina incluiu ainda a inauguração do “Cantinho da Saudade”, onde estão as placas com a relação de alunos formados em cada ano pelo Instituto, o jogo de futebol entre os ex-alunos e o momento natalino, realizado ao final do dia, quando a iluminação de Natal foi inaugurada.

Texto: Joarle Magalhães

Fotos: Cleciana Rangel e Joarle Magalhães