Projeto sociocultural PDF Imprimir E-mail
Ter, 17 de Maio de 2011 10:35

Alunos da Educação Física visitam Casa de Cultura de São José do Rio Pardo

Os alunos do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho, realizaram, no dia 11 de maio, visita técnica ao projeto sociocultural Casa de Cultura e Cidadania – unidade São José do Rio Pardo (SP). A atividade foi promovida com o objetivo de dar oportunidade aos alunos de vivenciar as diferentes atividades de arte-educação promovidas no local.

Durante a visita, os educadores da Casa de Cultura desenvolveram oficinas de circo, dança, artes visuais, música, artes digitais, ginástica artística entre outras atividades. Esse tipo de vivência é fundamental para complementar a formação acadêmica dos estudantes. Segundo Tiago Gontijo, aluno do segundo período vespertino, “vivenciar o trabalho abriu novos horizontes para a atuação na Educação Física”. “É muito nítido o carinho que toda equipe tem com as crianças e o poder de transformação que isso causa”, afirma.

Além de vivenciar o que cada linguagem trata, os alunos puderam discutir os aspectos pedagógicos trabalhados com as crianças, como cidadania, sustentabilidade, meio ambiente, indisciplina etc. Para o professor Rafael Kocian, responsável pela visita, esse tipo de atividade permite que os alunos verifiquem na prática o que aprenderam na disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. “Essa parceria entre o IFSULDEMINAS e a Casa de Cultura é muito importante, o ambiente acadêmico precisa aproveitar exemplos de sucesso como esse”, diz o professor.

Ao término dos trabalhos, foi realizada uma grande roda de conversa e discussões sobre os temas desenvolvidos. O IFSULDEMINAS aproveitou a oportunidade para entregar dez mudas de pau-brasil como representação do resgate histórico e ecológico da região. As mudas foram entregues em comemoração ao dia nacional do pau-brasil, celebrado em 3 de maio. Com o êxito da visita, há possibilidade de outras atividades serem realizadas em parceria, como cursos de formação e empréstimo de materiais de Ginástica Artística.

/2011/05/Educacao_Fisica{/gallery}