Pesquisa PDF Imprimir E-mail
Seg, 06 de Dezembro de 2010 13:59

ImagemNo mês de novembro de 2010, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e a EMATER/MG realizaram uma pesquisa para a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade do bairro Macaúbas do município de Muzambinho/MG.

Essa Associação, como outras já organizadas no município, trabalha visando o bem-estar sócio-econômico de seus membros e familiares.

No caso da Associação de Macaúbas, como resultado de longos anos de trabalho, há hoje, uma Fábrica de Polvilho em pleno funcionamento. Esses anos de trabalho exigiram a dedicação diuturna da comunidade com o apoio de vários órgãos municipais, estaduais, federais e entidades privadas.

O interessante, disso tudo, é que esse relacionamento não criou nenhuma dependência paternalista. Tanto é que, agora, premidos por uma necessidade de mercado, a associação precisou encomendar a EMATER-MG e ao Campus Muzambinho uma pesquisa junto às donas de casa na área urbana de Muzambinho, para conhecer mais de perto o perfil de seu consumidor final.

Diante disso, foi realizada uma pesquisa embasada em fundamentos estatísticos quanto ao universo de investigação e amostra representativa . Foi elaborado um questionário com vários quesitos que certamente atenderão ao proposto, com a possibilidade de inferências desses dados para trabalhos de pesquisa no futuro.

A pesquisa de campo foi feita com os alunos do Curso Técnico em Alimentos, coordenada pelos Professores Evane Silva e Bianca Sarzi de Souza, com a participação da Coordenação de Integração Escola-Comunidade, dentro das ações do NAAC (Núcleo de Apoio às Associações e Cooperativas) e acompanhada pela EMATER-MG, Escritório de Muzambinho.

Redação: Prof. Fausto Figueiredo Vieira (Chefe CIEC)