Visita da Unicamp PDF Imprimir E-mail
Ter, 11 de Janeiro de 2011 11:59

01O IFSULDEMINAS – campus Muzambinho recebeu nesta terça-feira, 11 de janeiro, a visita de três profissionais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A comitiva esteve no campus, com o objetivo de pesquisar informações sobre o sistema digital de documentação, usado no processo de matrícula dos alunos.

Segundo o coordenador acadêmico, Antônio Faggiani, a Unicamp enfrenta “um seríssimo problema de espaço” para armazenar arquivos de papel. A intenção da universidade paulista é implantar a digitalização de documentos, já iniciada em Muzambinho. “Temos duas salas de 200 metros quadrados e um outro setor onde estão arquivados os documentos. Nosso objetivo é verificar como está a utilização do sistema para tentar, já neste próximo período de matrícula, implantar o processo digital na Unicamp”, afirma.

Durante a manhã, o grupo conheceu as etapas de matrícula, acompanhado pela coordenadora da Secretaria Escolar, Iara de Oliveira. Funcionários do setor esclareceram dúvidas e mostraram detalhes do processo. Além de Faggiani, vieram à cidade o analista de sistema da diretoria acadêmica da Unicamp, Sílvio de Souza, e o analista de organização e métodos, Pedro Emiliano Paro. “Como a digitalização dos documentos de matrícula já foi iniciada em Muzambinho, viemos ver os pontos fortes e fracos dos softwares utilizados na captura de imagens e no arquivamento e controle dos documentos”, declarou Pedro Paro.

O período de matrícula que termina nesta terça-feira, 11 de janeiro, é o primeiro no qual está sendo realizada a digitalização e a implantação de sistema informatizado de chamada de guichê. Para implantar o processo, o IFSULDEMINAS adquiriu dois softwares, sendo um de capturar imagens e outro de armazenamento e gerenciamento. Com a utilização destes, é possível capturar os documentos apresentados na matrícula e gerenciá-los no sistema de forma a tornar o trabalho de busca e visualização no computador mais eficiente, além de reduzir o uso de espaço físico para armazenar arquivos de papel.

A visita foi considerada proveitosa pela comitiva, que tem grande interesse em utilizar na Unicamp o mesmo sistema adotado  pelo Campus Muzambinho.